O maior segredo para sua marca ser lembrada se chama branding

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6/09/2022

O maior segredo para sua marca ser lembrada se chama branding

Você pode até não conhecer esse termo, mas as marcas que não saem da sua cabeça conhecem muito bem. Vem saber mais!

Pode parecer um trava língua, mas na verdade é apenas o termo em inglês que representa o movimento de uma marca, ou melhor, a gestão da essência de um negócio. Através do branding, definimos como a empresa vai ser vista pelo público, tornando-a mais desejada e atrativa na mente das pessoas por meio de um bom posicionamento no mercado. 

Ainda não tá entendendo nada? Calma, vamos clarear a sua mente! Para nos ajudar, convidamos o especialista em branding Hiago Hass, que é autor de um livro sobre o assunto (A Jornada da Marca Diamante), palestrante, professor, consultor e nosso parceiro aqui na gas. Vem com a gente!

Afinal, o que é branding? 

O branding é todo o trabalho de gestão de marca, que irá direcionar a percepção que a sua empresa terá no mercado. Ele envolve ações relacionadas ao posicionamento, imagem, identidade visual, estratégia verbal, valores e propósito, criando, de fato, uma personalidade que transmite a essência do seu negócio.

Ele precisa ser muito bem planejado e estruturado, pensando também a longo prazo. O objetivo é aumentar o reconhecimento da marca e a relevância dela no mercado, potencializar sua visibilidade e garantir uma boa reputação em relação ao seu público. Tudo isso para garantir que a sua empresa cresça de forma inteligente, coerente e duradoura.

Essa estratégia já é utilizada pelas maiores empresas do mundo. Automaticamente, “te dá asas”, “abra a felicidade”, “feito para você” e “just do it” já nos remetem às marcas Red Bull, Coca Cola, Itaú e Nike, não é mesmo? Assim como o roxinho nos lembra o Nubank. Não, não é mágica, o nome disso é branding. 

E é exatamente essa a sua função: despertar sensações e gerar lembranças, fazendo com que o cliente escolha a sua marca no momento da compra. Conscientemente ou até mesmo inconscientemente, o objetivo é que o seu público lembre de você quando pensar numa determinada necessidade. 

Por exemplo, quando pensamos em achocolatado, a primeira marca que vem à nossa cabeça é o Nescau. Quando a necessidade é um refrigerante, lembramos da Coca-Cola. Também vale destacar que, muitas vezes, só as cores já bastam para nos gerar lembrança de uma marca, como o amarelo e vermelho do McDonald ‘s. Muito legal perceber isso, né?

Branding e marketing são a mesma coisa?

Não são, mas andam sempre juntos e um é resultado do outro. Enquanto o branding se conecta com as pessoas e direciona o seu posicionamento, o marketing foca na conversão, nas vendas. 

Resumindo: o que o branding conecta, o marketing converte. E um branding muito bem estruturado e definido, gera melhores resultados de vendas. Pega a visão 👀.

Como fazer o branding descomplicado no dia a dia?

Chegou a hora de colocar a mão na massa! 

1. Autoconhecimento

O primeiro passo para definir o seu movimento de marca é conhecer bem as suas intenções. Qual seu objetivo? Quais são seus princípios? E qual é a sua motivação? O caminho facilita quando temos um propósito claro.

2. Olhar macro

Na sequência, é importante olhar para a concorrência, entender quais são as oportunidades e ameaças que existem dentro do seu nicho e definir quem será o seu público ideal. Qual é o comportamento do seu cliente perfeito? Qual é a personalidade do seu nicho de clientes?

3. Definindo sua personalidade

Após ter clareza sobre o seu propósito e o perfil do seu cliente ideal, fica muito mais fácil definir a estrutura da sua marca. É importante pensar nas principais características e atributos que você quer destacar no seu posicionamento. Ela vai ser moderna ou mais tradicional? Madura ou mais jovial? Aconchegante e/ou divertida? Precisamos ter essa personalidade em mente antes de começar o próximo passo.

Definições interessantes nesta terceira etapa: estímulos sensoriais (olfativo, sonoro e textural), arquétipo de marca e tom de voz da comunicação (neste blog e neste, explicamos direitinho tudo o que você precisa saber sobre os dois assuntos) e, por último, a identidade visual.

4. Onde sua marca estará?

Com a marca estruturada, estamos prontos para começar o movimento. Para isso, é fundamental entender em quais ambientes você pode ativar a sua marca, tanto online quanto offline. Quais redes sociais você precisa estar presente? Seus clientes vão poder te encontrar em algum ponto físico? Por quais canais vamos nos relacionar com o nosso público?

5. Chegou a hora de vender!

Para finalizar, as estratégias de marketing devem ser somadas a toda essa estrutura de branding, afinal de contas, queremos vender! Chegou a hora de continuar aprimorando e movimentando a sua marca, ao mesmo tempo em que estamos promovendo o consumo dos nossos produtos e serviços. Aqui também  não existe fórmula mágica, o grande “segredo” é promover uma experiência que faça sentido para o seu cliente ideal.

Depois de anotar tudinho, é só começar a aplicar as dicas na gestão da sua marca para que o seu público-alvo morra de amores por ela. Branding não é para ser fácil, na verdade, é o grande desafio do momento. Por isso, a gas rocket inclui essa estratégia em seus planejamentos e conta com a parceria de especialistas como o Hiago.

Curtiu este conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e também pelo Insta: @gasrocket, e o Hiago pelo Insta: @hiagohass! Nos vemos em breve. 😉

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6/09/2022

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