A arte poderosa do rebranding
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6/09/2022
Pode parecer um trava língua, mas na verdade é apenas o termo em inglês que representa o movimento de uma marca, ou melhor, a gestão da essência de um negócio. Através do branding, definimos como a empresa vai ser vista pelo público, tornando-a mais desejada e atrativa na mente das pessoas por meio de um bom posicionamento no mercado.
Ainda não tá entendendo nada? Calma, vamos clarear a sua mente! Para nos ajudar, convidamos o especialista em branding Hiago Hass, que é autor de um livro sobre o assunto (A Jornada da Marca Diamante), palestrante, professor, consultor e nosso parceiro aqui na gas. Vem com a gente!
O branding é todo o trabalho de gestão de marca, que irá direcionar a percepção que a sua empresa terá no mercado. Ele envolve ações relacionadas ao posicionamento, imagem, identidade visual, estratégia verbal, valores e propósito, criando, de fato, uma personalidade que transmite a essência do seu negócio.
Ele precisa ser muito bem planejado e estruturado, pensando também a longo prazo. O objetivo é aumentar o reconhecimento da marca e a relevância dela no mercado, potencializar sua visibilidade e garantir uma boa reputação em relação ao seu público. Tudo isso para garantir que a sua empresa cresça de forma inteligente, coerente e duradoura.
Essa estratégia já é utilizada pelas maiores empresas do mundo. Automaticamente, “te dá asas”, “abra a felicidade”, “feito para você” e “just do it” já nos remetem às marcas Red Bull, Coca Cola, Itaú e Nike, não é mesmo? Assim como o roxinho nos lembra o Nubank. Não, não é mágica, o nome disso é branding.
E é exatamente essa a sua função: despertar sensações e gerar lembranças, fazendo com que o cliente escolha a sua marca no momento da compra. Conscientemente ou até mesmo inconscientemente, o objetivo é que o seu público lembre de você quando pensar numa determinada necessidade.
Por exemplo, quando pensamos em achocolatado, a primeira marca que vem à nossa cabeça é o Nescau. Quando a necessidade é um refrigerante, lembramos da Coca-Cola. Também vale destacar que, muitas vezes, só as cores já bastam para nos gerar lembrança de uma marca, como o amarelo e vermelho do McDonald ‘s. Muito legal perceber isso, né?
Não são, mas andam sempre juntos e um é resultado do outro. Enquanto o branding se conecta com as pessoas e direciona o seu posicionamento, o marketing foca na conversão, nas vendas.
Resumindo: o que o branding conecta, o marketing converte. E um branding muito bem estruturado e definido, gera melhores resultados de vendas. Pega a visão 👀.
Chegou a hora de colocar a mão na massa!
O primeiro passo para definir o seu movimento de marca é conhecer bem as suas intenções. Qual seu objetivo? Quais são seus princípios? E qual é a sua motivação? O caminho facilita quando temos um propósito claro.
Na sequência, é importante olhar para a concorrência, entender quais são as oportunidades e ameaças que existem dentro do seu nicho e definir quem será o seu público ideal. Qual é o comportamento do seu cliente perfeito? Qual é a personalidade do seu nicho de clientes?
Após ter clareza sobre o seu propósito e o perfil do seu cliente ideal, fica muito mais fácil definir a estrutura da sua marca. É importante pensar nas principais características e atributos que você quer destacar no seu posicionamento. Ela vai ser moderna ou mais tradicional? Madura ou mais jovial? Aconchegante e/ou divertida? Precisamos ter essa personalidade em mente antes de começar o próximo passo.
Definições interessantes nesta terceira etapa: estímulos sensoriais (olfativo, sonoro e textural), arquétipo de marca e tom de voz da comunicação (neste blog e neste, explicamos direitinho tudo o que você precisa saber sobre os dois assuntos) e, por último, a identidade visual.
Com a marca estruturada, estamos prontos para começar o movimento. Para isso, é fundamental entender em quais ambientes você pode ativar a sua marca, tanto online quanto offline. Quais redes sociais você precisa estar presente? Seus clientes vão poder te encontrar em algum ponto físico? Por quais canais vamos nos relacionar com o nosso público?
Para finalizar, as estratégias de marketing devem ser somadas a toda essa estrutura de branding, afinal de contas, queremos vender! Chegou a hora de continuar aprimorando e movimentando a sua marca, ao mesmo tempo em que estamos promovendo o consumo dos nossos produtos e serviços. Aqui também não existe fórmula mágica, o grande “segredo” é promover uma experiência que faça sentido para o seu cliente ideal.
Depois de anotar tudinho, é só começar a aplicar as dicas na gestão da sua marca para que o seu público-alvo morra de amores por ela. Branding não é para ser fácil, na verdade, é o grande desafio do momento. Por isso, a gas rocket inclui essa estratégia em seus planejamentos e conta com a parceria de especialistas como o Hiago.
Curtiu este conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e também pelo Insta: @gasrocket, e o Hiago pelo Insta: @hiagohass! Nos vemos em breve. 😉
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