O jeito como você fala muda completamente o que você diz

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30/06/2022

O jeito como você fala muda completamente o que você diz

Falar por falar todo mundo fala, mas atingir o público-alvo da maneira certa é para poucos. Conheça o conceito de tom de voz e entenda a importância de aplicá-lo de forma certa na hora de estabelecer a comunicação da sua marca.

Você não fala com o seu chefe da mesma forma que você fala com seu melhor amigo, certo? Isso não é porque você é uma pessoa duas caras ou está forçando educação, apenas está usando os diversos elementos comunicativos ao seu favor, considerando a mensagem que você quer transmitir.

Quando falamos de discurso de marca e comunicação institucional não é diferente: existem diversas formas de dizer o que precisa, mas é preciso saber conversar com o seu público-alvo para conquistar o resultado que almeja, e é aqui que o tom de voz entra como seu melhor aliado. Continue lendo para descobrir o que é e como definir o tom de voz da sua marca, analisando casos reais.

O que é tom de voz?

O tom de voz é a forma de comunicação que desenvolve a personalidade da sua empresa ou marca, explorando diversos termos, gírias e outros elementos para transmitir seus valores e posicionamentos (a gente fala sobre personalidade nesse blog sobre arquétipos, dá uma olhadinha depois). Se ela fosse uma pessoa, seria o jeito que ela se comunica e usa os elementos de comunicação para se expressar. Olha esse exemplo:


Mesmo que o assunto seja igual e venha do mesmo comunicador e da mesma plataforma de divulgação, a forma que se foi transmitida a mensagem e os elementos utilizados são customizados de acordo com o público-alvo. Isso torna a comunicação mais efetiva devido a identificação que gera com cada um.

É por isso que o tom de voz é tão importante: a sua marca se destaca das demais de modo que ela se faz presente em diversos momentos do dia do consumidor de forma indireta e inconsciente, deixando de ser apenas um produto ou serviço de necessidade.

Para deixar toda essa parte técnica mais clara para você, iremos analisar o tom de voz de duas marcas diferentes. A primeira é a Netflix e a segunda é o Banco do Brasil. Dá uma olhada:

Netflix

A Netflix é uma empresa que tem um público-alvo bem mais jovem do que as outras do seu meio, mirando na faixa dos 15 aos 25. Isso reflete no seu tom de voz, trazendo um toque mais jovial, divertido, extrovertido e engraçado, sem se preocupar com a conotação das expressões que usa.

Você pode perceber que os emojis e as gírias aparecem com frequência, junto com os memes, justamente por ser uma comunicação que se assemelha com a do seu público. Alinhar-se com seu nicho evita ruídos e faz com que você se torne parte do consumo de conteúdo rotineiro dessa pessoa, sem parecer forçado.

O foco da Netflix é o Instagram e o Twitter. Raramente se encontra um engajamento tão bom com o conteúdo deles nas outras redes sociais, como o Facebook. Isso foi super perceptível para os responsáveis de produção, que focaram nas plataformas que o seu público consome mais, além de investir bastante na interação.

Banco do Brasil

Já o Banco do Brasil é muito diferente da Netflix. O público-alvo do BB não se encontra nas mesmas redes sociais, o que faz com que eles invistam muito mais em outras plataformas, como campanhas publicitárias para televisão e mídia offline.

Mesmo dentro da internet, o Banco do Brasil é uma conta bem mais formal. Como seu público-alvo é mais velho, usar um tom de voz engraçadinho acaba pegando mal e descredibiliza seu serviço. Reforçando a tradicionalidade, o BB é bem mais cuidadoso nas expressões que usa.

Seus conteúdos são mais informativos e, ainda que coloridos, usam uma linguagem mais formal e não se arriscam muito em outros formatos, como reels ou stories. 

Outro ponto legal para comentar é que o BB foca bastante em causas esportivas, seja nos tradicionais ou nos e-sports, colocando o seu nome em diversas competições ao redor do Brasil. A Netflix é bem mais na dela, com pouco envolvimento em causas fora dos seus conteúdos.

Agora que você já entendeu como funciona na prática e o quão importante ele é para a comunicação da sua marca, aqui vão algumas dicas de como definir melhor o tom de voz:

  • Estabeleça seu público ideal

Aqui é hora de colocar o conceito de persona em ação. Defina qual é o perfil de audiência que você busca, dando bastante atenção para os principais canais em que ela consome informação, as gírias, expressões e formas que ela usa para se comunicar e as tendências que ela acompanha.

  • Arquitete o relacionamento entre vocês

O que ela vai encontrar ao entrar em contato com você? Como ela gostaria de ser tratada? Vale dar uma atenção a mais para quais são seus principais valores em relação a marcas e quais aspectos a afastariam (por exemplo, analisar se o seu público prefere uma comunicação mais amigável ou mais individualista, mais descontraída, com uso de emojis, ou mais séria etc.)

  • Encontre o tipo de publicação ideal

Existem diversos meios de compartilhar uma mesma mensagem. É mais que importante entender quais os canais de comunicação o seu público-alvo concentra a atenção e como explorar os diversos formatos do meio. Essa é a fase de fazer testes e mais testes.

  • Desenvolva a personalidade da sua marca

Você já sabe como a sua marca quer se portar na comunicação? É importante pensar se ela vai direto ao ponto ou é detalhista nos conteúdos, se é agitada ou mais calma, quais são os valores que vão motivar a comunicação e quais elementos podem ser explorados ou quais não se encaixam com o que você quer passar. Vale fazer um questionário sobre o jeito de ser da sua marca com todos os envolvidos nela e estipular algumas perguntas cruciais para nortear o plano de comunicação.

Estabelecer uma estratégia de comunicação eficiente depende de uma pesquisa aprofundada, da aplicação certa dos elementos e de muito teste. O tom de voz é imprescindível nessa jornada. Para saber de mais assuntos técnicos de forma descomplicada e objetiva, continue acompanhando o blog da Gas! Aproveite e já nos siga no insta, @gasrocket, para ficar por dentro de tudo o que rola por aqui. Até mais 🙂

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30/06/2022

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