Nasce uma estrela e também uma nova profissão: o jornalista publicitário

gasrocket

gasrocket

7/04/2022

Nasce uma estrela e também uma nova profissão: o jornalista publicitário

Será que isso a Globo mostra? Vem saber mais!

Seja para mandar job ou mandar pauta, não importa! O que vale mesmo é se reinventar em meio a esse mercado que muda a cada segundo. E hoje, para comemorar o Dia do Jornalista, separamos alguns assuntos sobre a atuação do jornalista na área da publicidade. Ah! Um spoiler: não tem fake news. 

Aqui na gas, temos três jornalistas no nosso time: duas redatoras de conteúdo (incluindo as que escrevem este texto, rs) e um analista de mídia, que mandam ver nos jobs. Normalmente, quem vem do jornalismo e acaba caindo na publicidade tem habilidades um pouco diferentes de quem tem formação na área, e é por isso que ambos se completam e são tão importantes.

Tem quem ache que não, mas essas duas profissões têm sim muita relação e podemos provar. A verdade é que somos tudo farinha do mesmo saco: somos comunicadores. Então chega de enrolação, vem conhecer um pouco mais sobre essas áreas!

“Nada se perde, tudo se transforma”

O que esse trecho de uma clássica frase da química tem a ver com o jornalismo? Calma, a gente te explica! Vivem dizendo por aí que essa profissão está morrendo, pois os jornais impressos e tradicionais estão quase em extinção. Mas não é bem assim. Na verdade, o jornalismo vem se reinventando e se adaptando aos novos formatos e novos modelos de consumo.

Hoje em dia, as grades curriculares dos cursos de Jornalismo contam com matérias como: fundamentos do marketing, mídias sociais, redação digital, branded content, inovação, entre outras. Tudo isso para desenvolver um pouco mais o lado criativo desse povo e aproximar ainda mais a profissão e os novos meios de comunicação, para que tudo caminhe lado a lado. Ou seja: estamos cada vez mais capacitados para atuar junto com os publicitários.

Jornalismo e publicidade tem tudo a ver!

E como falamos acima, o jornalismo e a publicidade caminham juntos. São duas profissões diferentes, mas que se encontram em determinadas áreas, principalmente as que envolvem redação. 

Redação de conteúdo (para sites, blogs, emails marketing etc.), copywriting, UX writing, social media são algumas das posições dentro da publicidade e do marketing que costumam ser ocupadas por jornalistas, por conta da habilidade na escrita. Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos jornalistas em agências de publicidade, fazendo trabalhos f0d4s.

Por que os jornalistas da Globo não fazem merchandising?

Você já reparou que nenhum âncora de telejornal faz comerciais publicitários? 

Pois é, para todos aqueles que fazem parte do departamento de jornalismo, são figuras públicas que levam informações com seriedade, a emissora não permite que a imagem deles seja associada à publicidade, justamente para não perder a credibilidade. Não é nada pessoal, tá? 

Publis com jornalistas para dar mais credibilidade para as marcas

A publicidade e o jornalismo vivem cruzando seus caminhos, por exemplo, as publis que são feitas com jornalistas que migraram para o departamento de entretenimento. 

  • Fátima Bernardes – após 13 anos de Jornal Nacional, a Fátima foi para o entretenimento da globo e assim que a mudança ocorreu, diversas marcas já quiseram fechar parceria, como a Seara. Hoje, no programa Encontro, muitas outras marcas ganharam espaço para divulgar seu produto e fazer seu merchan com a apresentadora. 
  • Tiago Leifert – Quando ele ainda era do departamento de esporte da Globo, a emissora ainda não havia flexibilizado suas regras, e, portanto, ele não fazia merchans ou publis. Após a sua ida para o entretenimento (BBB), Tiago deslanchou com muitos comerciais e muita publicidade. 
  • Fernanda Gentil – Assim como o Tiago Leifert, a Fernanda Gentil também saiu do esporte da Globo para o entretenimento e, a partir disso, uma enxurrada de marcas apareceram querendo fazer publis com a apresentadora. 

Faturamento Globo 

Hoje, um dos maiores faturamentos da emissora se dá por conta da publicidade e merchans no Big Brother Brasil. Na edição de 2021, a Globo bateu recorde de faturamento: antes mesmo do programa entrar ao ar, a receita ultrapassou R$530 milhões.

Já a edição deste ano, 2022, quebrou mais um recorde: o de patrocinadores, que já somam mais de R$600 milhões de cotas. A expectativa é que, até o fim do programa, o faturamento chegue a R$ 1 bilhão, será que é possível?

Não tem jeito! Publicidade e jornalismo andam lado a lado e não tem porquê criar uma rivalidade entre as áreas. Seja comunicando e faturando, o que importa é seguir a pauta, executar o job e comunicar! 

E para quem quer se atualizar, saber mais e se preparar para o mercado digital, o primeiro passo é ter a curiosidade aguçada para explorar novos assuntos em seus mais diversos formatos na web. E para te ajudar nesse primeiro momento tão importante, separamos este site com diversos cursos gratuitos para você maratonar no seu tempo livre!
Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Então chama a gente ali no insta (@gasrocket) e vamos bater um papo! Em breve, voltaremos com mais um conteúdo aqui no blog. Até mais 😉

Por: Débora Macedo e Bruna Rafaela (jornalistas e redatoras aqui na gas).

gasrocket
7/04/2022

gasrocket

CONTINUE LENDO...
A arte poderosa do rebranding

A arte poderosa do rebranding

Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...

Thaise
Thaise
TikTok: a plataforma que virou febre e transformou a forma como as marcas se comunicam

TikTok: a plataforma que virou febre e transformou a forma como as marcas se comunicam

O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...

Thaise
Thaise
Explorando o #gastalks: insights e conhecimentos na publicidade

Explorando o #gastalks: insights e conhecimentos na publicidade

Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...

Thaise
Thaise

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

× WhatsApp