TikTok: a plataforma que virou febre e transformou a forma como as marcas se comunicam
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21/11/2023
Estamos em um cenário de constantes mudanças, evoluções, novas tendências e exigências. O que leva a necessidade de as marcas acompanharem esse fluxo para não perderem seu espaço de mercado e conexão com o seu público. E diante disso, é importante considerar um rebranding de marca. Termo este, que está sendo cada vez mais pesquisado, ganhando assim mais notoriedade e interesse.
Vamos entender o que significa rebranding.
Primeiramente, o “Branding” é um conjunto de técnicas e ações que buscam posicionar a marca na mente do consumidor. E o “Rebranding”, tem como objetivo reposicionar e restabelecer a marca do mercado, mudando a percepção e sensações que despertam em seus consumidores. A fim de inovar e se renovar, acompanhando as mudanças e transformações do cenário atual.
É importante destacar que o processo de rebranding vai além da identidade visual da marca, abrangendo a totalidade dela, incluindo aspectos cruciais como posicionamento, tom de voz, objetivos, atendimento, logística, entre outros processos.
Quando é a hora da marca fazer essa mudança?
É necessário entender se o caminho e as estratégias de marca estão alinhados com a situação atual da empresa, o cenário em que se encontra e as necessidades do público. E com base nessa análise, alguns fatores relevantes levam a necessidade da empresa de realizar um rebranding, como:
É importante destacar a importância de uma boa base de pesquisa e planejamento para a realização dessa mudança para que o objetivo seja atingido. Além de considerar um dos pontos mais importantes, a opinião e conexão com o público-alvo.
Um exemplo que está em alta nos últimos dias
Vamos falar sobre um dos últimos rebrandings que estamos acompanhando, o da marca PETZ.
O que gerou maior repercussão foi a nova identidade visual:
Confira a campanha completa
Precisamos entender alguns pontos importantes que levaram à reformulação da marca, como:
“Mudamos para seguir evoluindo, usando a criatividade e a tecnologia para construir a Petz do futuro” – divulgou a empresa.
Por fim, as considerações da Lore (diretora de arte da gas) sobre o rebranding da Petz:
Segundo a Lore, diante do cenário e dos novos objetivos da marca, fez sentido o novo posicionamento e comunicação visual, como forma de inovar e trazer um tom mais maduro do que o anterior. Mesmo com essa nova fase, é perceptível o cuidado em estabelecer esse tom humanizado e próximo com o seu público. “A ideia de nomear a “nova geração” foi ótima”, disse ela.
Algumas considerações feitas por ela sobre a identidade visual:
A paleta de cores está harmônica, suave e calorosa; porém, ao analisar o feed do Instagram, percebo que poderia ser mais vívida para trazer um tom maior de diversão e bem-estar, considerando as imagens e público.
“Resumindo, a marca acertou ao se reposicionar nessa nova fase, conseguindo se comunicar de forma eficaz com seu público. Na questão visual, acredito que faltou vivacidade nas cores e suavidades nas formas para trazer toda a alegria e afetividade que temos no mundo pet, mas no geral, é uma marca forte, que consegue se posicionar e conversar com o seu público e construir uma identidade visual bem harmônica e com personalidade”, finalizou.
Sua marca está precisando de um rebranding? O time da gas rocket está pronto para ajudar com muita criatividade. E se você quiser conferir mais conteúdos como este, continue nos acompanhando por aqui e também pelo nosso Insta: @gasrocket.
Até a próxima! 😉
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