UX writing x redação de conteúdo: qual a diferença entre as áreas?

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18/11/2021

UX writing x redação de conteúdo: qual a diferença entre as áreas?

“Sou redator(a) de conteúdo e amo escrever, então sou um(a) UX writer?” A resposta é: não necessariamente. Mas calma, nós vamos te explicar tudo. O UX Writing é uma prática ainda nova no Brasil, mas que, aos poucos, vem se popularizando cada vez mais, principalmente entre grandes marcas. No entanto, uma dúvida ainda é bastante comum: o que é UX writing?

Essa técnica tem ganhado bastante destaque no mercado e vem desempenhando um papel fundamental nas estratégias de marca. Mas, apesar de ser uma área bem diferente da redação de conteúdo, muitos costumam confundi-las. Primeiramente, o UX Writing tem como foco o usuário, enquanto a redação de conteúdo é focada no negócio. Mas não é só isso. Abaixo, te contamos um pouquinho mais sobre cada uma. Dá uma olhada!

O que é redação de conteúdo?

Essa é a redação focada no formato digital, adaptada ao modo como as pessoas fazem a leitura de textos na tela do computador, tablet ou smartphone. Ela envolve produções textuais para sites, portais, blogs, e-mails marketing etc. 

Além disso, a redação de conteúdo é voltada para a objetividade, linguagem clara, hierarquização de informações e boas práticas de SEO, a fim de conseguir um bom posicionamento da plataforma em ferramentas de busca.

O objetivo desse tipo de redação é, no geral, manter os usuários conectados no seu site durante o maior tempo possível, fazendo com que ele navegue entre as páginas e, por fim, gere leads e conversão. Resumindo: a intenção, no final, é vender.

Um exemplo de redação de conteúdo são os blogposts, que criam experiências para orientar e educar os leitores, até transformá-los em clientes e aumentar o reconhecimento de marca.

O que é UX Writing?

O UX Writing é a redação que reúne boas práticas para melhorar a experiência do usuário em produtos digitais, como sites, aplicativos, chatbots etc. Nessa área, que anda de mãos dadas com o design, é importante o profissional se colocar no lugar do usuário e mergulhar no universo dele. Por isso, é preciso estar atento ao público-alvo, às personas e ao tom de voz da marca.

Pensar nas melhores palavras, expressões, termos, títulos, mensagens de erro ou de sucesso, botões de Call To Action (CTA) para se comunicar da melhor forma com o público. Tudo isso envolve o trabalho de UX Writing. Além disso, é necessário que o UX writer e o UX designer estejam totalmente alinhados sobre cada detalhe e sobre as funções de cada um, pois o trabalho de um depende do outro. Sabe aqueles trabalhos de faculdade, que cada um faz a sua parte e depois junta tudo? Isso não funciona aqui.

Por exemplo, sabe quando você vai acessar uma página e aparece uma mensagem dizendo que algo deu errado? Provavelmente, você já ficou sem saber o que fazer diante dessa situação e teve uma experiência frustrante em alguma plataforma, né? A função do profissional de UX writing, com a ajuda do UX designer, é deixar essa mensagem o mais clara possível, explicando o que deu errado e como você deve prosseguir para realizar a ação desejada.

Lembre-se sempre: o UX writing não é sobre o que você mais gosta, mas sobre o que você acha melhor. É sobre o outro. Neste caso, sobre o usuário. É se colocar no lugar dele e pensar o que ele gostaria de encontrar ali.

Afinal, qual a diferença entre UX writing e redação de conteúdo?

A principal diferença entre as duas áreas é que o UX writing é muito mais UX (user experience ou, no português, experiência do usuário) do que writing (redação). Sim, o foco aqui não é o texto, é resolver o problema do usuário para que ele tenha uma experiência agradável dentro da plataforma.

Enquanto isso, a redação de conteúdo preza por uma boa produção textual e aqui o centro das atenções não é o cliente, mas sim a marca. Enquanto a redação de conteúdo ajuda o negócio, o UX writing ajuda o usuário

Apesar de serem áreas bem diferentes, é importante que os UX writers e os redatores de conteúdo convivam juntos e troquem experiências para beneficiar pessoas e marcas, além, é claro, do trabalho em equipe com o time de design e de outros setores, como citamos acima.

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18/11/2021

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