A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
27/01/2022
Por muito tempo da minha vida eu fui do clube dos procrastinadores e tenho até carteirinha de maior procrastinadora e sabotadora dos meus talentos, sonhos e objetivos, mas como diz aquele ditado: the life snake (a vida cobra), e a conta chegou.
Eu aposto que você aí que procrastina, sabe muito bem do que eu estou falando. Seja no trabalho presencial ou no home office, não importa. O procrastinador tem o talento de atuar em qualquer área da sua vida. Mas calma lá que nem tudo está perdido. Se você quer se livrar de vez disso e adotar novos hábitos mais produtivos e surpreender as pessoas que trabalham com você, senta aí com calma e leia o restante desse texto. Vamos lá?
Tudo e nada ao mesmo tempo. É até engraçado falar isso, mas a real é que um procrastinador é aquele que precisa fazer e entregar determinadas tarefas em um determinado prazo e ele faz o quê? Atualiza as redes sociais, vê um tik tok, lê algum blog, enfim, qualquer outra coisa, menos fazer o que ele realmente deveria estar fazendo.
Não é! A procrastinação atinge pessoas que são proativas e bem dispostas. Isso quer dizer que tudo isso está relacionado ao fato da pessoa ser perfeccionista demais e ter medo errar, por isso, ela vai adiando essa “angústia”, mas também está relacionado a transtornos como o déficit de atenção.
Não é uma doença, relaxa! O psicólogo canadense Timothy Pychyl, autor do livro “O compêndio dos procrastinadores”, explica que procrastinar é semelhante ao ato de comer muito quando se está de dieta: mesmo que a pessoa tenha consciência de que o ato causará problemas a longo prazo (nesse caso, quilos a mais), a curto prazo o prazer compensa – comer algo delicioso. “O cérebro está programado para ser recompensado a curto prazo. A recompensa imediata é mais atraente”, conta ele.
Existe um universo dentro de nós que precisa ser compreendido. Razões que podem te levar a se autosabotar e, consequentemente, procrastinar. Separamos os três maiores motivos das pessoas procrastinarem, olha só:
1 – A preocupação excessiva com a própria capacidade de fazer as coisas corretamente.
2 – Procrastinam porque não querem realizar determinada tarefa.
3 – E por fim, as pessoas que não são organizadas e simplesmente não sabem por onde começar.
Você se identificou com algum desses tópicos? Então continue a leitura, porque agora vem aprendizado!
Faça um cronograma, estabeleça limites, metas e liste tudo o que você precisa fazer no seu dia. Após cada realização de tarefa, você pode dar um “checkzinho” ao lado (é muito prazeroso, recomendo)!
Eu sei que ninguém é um robô e que imprevistos acontecem, mas, se você já fez essa tarefa antes, já sabe mais ou menos o tempo que leva, não é mesmo? A meta é focar no que deve ser feito!
Novos ares e novas perspectivas da casa são sempre bons e inspiradores. Você aí, que tem vários metros quadrados na sua casa, bora explorar cada um deles e melhorar a produtividade.
Se esse não é o item mais importante, ele com certeza está no top 3. Primeiro, deixe o celular longe do seu alcance, feche os sites paralelos abertos em seu computador, procure estar em um ambiente confortável, bem ventilado e concentre-se.
Ninguém precisa dar conta de tudo sozinho. Se não está conseguindo pensar, fazer ou qualquer outra coisa, peça ajuda! Esteja sempre com pessoas que inspiram, ensinam e te influenciam para o bem. Isso inclui a área profissional, mas na pessoal também funciona muito bem.
E por último, mas não menos importante: ASSUMA QUE VOCÊ É UM PROCRASTINADOR.
É tão libertador quando reconhecemos e aceitamos nossos problemas. Entenda o que te atrapalha, o que e onde precisa ser mudado e mude!
Se não está sendo fácil essa transição, busque ajuda. Sabemos que nem sempre é fácil se livrar de algo assim que serve para mascarar esse medo de errar. Exercite o diálogo com quem está próximo de você no trabalho e peça ajuda caso perceba que não vai dar conta de tudo. E se mesmo assim esse exercício ficar difícil para você, uma boa alternativa é buscar fazer terapia e encontrar ali um equilíbrio para ter mais qualidade de vida e menos estresse diariamente.
Faça as pazes com você e lembre-se: tá tudo bem não dar conta de tudo o tempo todo.
De: uma ex-procrastinadora
Para: um futuro ex procrastinador
Nos vemos em um breve conteúdo. Até a próxima!
FONTE: Psicóloga Bianca Lima
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.