TikTok: o novo queridinho da Geração Z?

Thatiana

Thatiana Mayumi

21/07/2022

TikTok: o novo queridinho da Geração Z?

Pesquisa mostra que grande parte da geração Z prefere realizar suas pesquisas dentro de redes sociais, principalmente no TikTok. O que é isso, um filme? Não! Continue lendo para entender!

Não é novidade para ninguém que o TikTok (ou a famosa rede vizinha) tem ficado cada vez mais famoso entre os usuários, desde o momento de fazer vídeos seguindo as trends até pesquisar sobre algum produto ou tema.

Segundo um relatório do Google, grande parte da geração Z (cerca de 40%) tem preferido fazer pesquisas na rede social ao invés de utilizar os buscadores tradicionais, como o próprio Google. E por que esse movimento ocorre? 

É tudo sobre praticidade!

Todos os dias, a tendência é a busca pela praticidade, encaixando os momentos de lazer durante a rotina tão corrida. Com isso, a procura pelo dinâmico tem aumentado muito, e é exatamente o que o TikTok oferece. 

A plataforma, além de reunir  novas tendências, acabou virando uma. Essa velocidade acostumou os usuários a buscarem e quererem coisas mais curtas. Por exemplo, após uma atualização do WhatsApp, poucas pessoas conseguem ouvir áudios na velocidade 1.0X. A mesma coisa ocorre com esse tipo de conteúdo, não queremos mais consumir vídeo de 5 a 10 minutos quando sabemos que existe um que tenha entre 15 segundos a 3 minutos falando exatamente do mesmo assunto. 

Tirando toda essa questão da velocidade, ainda temos o ponto da proximidade. Quando assistimos vídeos nas redes sociais e seguimos alguém, querendo ou não, nos sentimos um pouco mais próximos e íntimos da pessoa que está do outro lado da tela, fator que gera muito mais credibilidade quando ela opina sobre algo. E mesmo que a opinião venha de alguém que não acompanhamos, ainda assim é uma questão muito mais pessoal do que ler um texto, por exemplo. 

Por fim, podemos falar também sobre a precisão e assertividade na hora da plataforma entregar conteúdos com base no que pesquisamos, facilitando muito mais a jornada do usuário.

Afinal, qual é melhor: Google ou TikTok? 

A resposta é bem simples: nenhum é melhor que o outro! Precisamos ter em mente que as duas plataformas são coisas diferentes e com intuitos diferentes. O TikTok viu uma oportunidade, muito boa por sinal, e implantou, mas ainda é algo embrionário. Já o Google é de fato um buscador, onde temos acesso a conteúdos mais ricos de detalhes, como artigos científicos, portais de notícias e informações checadas. 

Além disso, essa preferência com relação ao TikTok diz muito mais sobre os novos hábitos de consumo das novas gerações do que sobre as plataformas em si.

Curtiu este conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e também pelo nosso Instagram: @gasrocket para ficar por dentro de mais novidades.

Colaboração: Lara Fonseca e Anna Laura Ferraz.

Thatiana
21/07/2022

Thatiana Mayumi

CONTINUE LENDO...
Blogueirinha, não: blogueira! Confira 4 dicas de redação para criar blogs impecáveis

Blogueirinha, não: blogueira! Confira 4 dicas de redação para criar blogs impecáveis

Não, a era dos blogs não acabou! E aqui na gas, a gente manja do assunto. Por isso, vem...

Amanda
Amanda Oliveira
Nesta receita, você vai aprender a misturar Comunicação com pitadas de RH

Nesta receita, você vai aprender a misturar Comunicação com pitadas de RH

E o resultado? Um maravilhoso Employer Branding. Vem ler e conferir os benefícios! Não é novidade para ninguém que...

Monike
Monike Carolinne
A fantástica fábrica de jobs: conheça a equipe de criação da gas rocket

A fantástica fábrica de jobs: conheça a equipe de criação da gas rocket

De todos os departamentos das agências, com certeza o de criação é um dos mais movimentados. Que tal saber...

Amanda
Amanda Oliveira

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.