A arte poderosa do rebranding
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20/07/2023
Você com certeza já está sabendo da mais nova rede social da Meta, o Threads, que foi lançada dia 5 de julho para Android e iOS. Mark Zuckerberg não está para brincadeira e veio para “rivalizar” com a rede de Elon Musk, o Twitter, que está perdendo sua popularidade aos poucos. Isso porque a frequência média de usuários da rede diminuiu após o CEO da Tesla ter comprado a plataforma, segundo uma pesquisa do Pew Research Center.
Enquanto isso, em seus primeiros dias de vida, a nova rede social do Markinho foi só sucesso, alcançando a marca de 150 milhões de downloads. De acordo com a plataforma de monitoramento data.ai, o aplicativo foi o mais rápido do mundo a conquistar esse número, 5,5 vezes mais rápido que o Pokémon GO, que era o recordista até então. Enquanto o jogo da Niantic demorou 33 dias para alcançar a marca, o Threads levou apenas seis.
Mas será que o futuro dessa nova rede social é tão promissor assim? Continua com a gente que já já chegamos nesse ponto.
O Threads tem a mesma pegada do Twitter: um microblog que permite publicar textos de até 500 caracteres, além de imagens, links e vídeos. A conta dos usuários no novo app é vinculada aos seus perfis no Instagram e a plataforma possui botões de curtida, comentário e compartilhamento, assim como a rede do passarinho.
Ao criar sua conta no app, aparece em seu perfil no Instagram o seu número de inscrição exclusivo, que chegou a ser apelidado de “CPF do Threads”. Ele é um identificador que determina sua posição na plataforma e ajuda a estabelecer sua presença dentro da comunidade. E é claro: Mark Zuckerberg foi o primeiro a entrar na rede.
Apesar de semelhantes e de ambas se colocarem como microblog, as redes sociais de Zuck e Musk possuem algumas diferenças nítidas. Mas não se preocupe, a gente vai explicar tudo para você. Dá uma olhada:
Começando pelo começo: a criação de uma nova conta na rede social. No Twitter, você pode criar o seu perfil usando um ID Apple, Google ou cadastrando um e-mail. Já no Threads, por enquanto, só existe uma possibilidade: criar uma conta a partir de um login já existente do Instagram.
Feeds: os feeds de ambas as plataformas são bem diferentes entre si. Neste primeiro momento, o Threads apresenta uma única timeline não cronológica e que mostra, além das postagens de quem você segue, as publicações que estão em alta no app. Por isso, pode aparecer um monte de gente aleatória no seu feed, ofuscando os posts dos seus amigos.
Já o Twitter, hoje, tem dois feeds: o “Seguindo” mostra as postagens dos usuários que você segue em ordem cronológica, e o “Para você” mostra conteúdos que o algorítmico recomenda para você de acordo com as suas interações no site. Dessa forma, é muito mais fácil você selecionar o que está interessado em ver em determinado momento: conteúdos aleatórios ou o que os seus amigos estão falando.
Plataformas: inicialmente, o Threads só possui a versão mobile, disponível para Android e iOS, enquanto o Twitter pode ser acessado por qualquer navegador, seja desktop ou em um smartphone.
Privacidade: no Threads, como a conta é vinculada ao Instagram, todas as suas configurações de privacidade em uma das redes sociais será replicada para a outra. Enquanto isso, você pode configurar o Twitter de maneira independente, sem estar interligado a outras redes sociais. Além disso, você pode escolher o que deseja ver de anúncio e, até mesmo, a forma que seus amigos podem te encontrar no site.
Navegação: o Threads possui apenas cinco botões: home, busca, criar, atividade e perfil, e, por isso, sua navegação é bastante limitada. Já o twitter, além desses citados, tem também outras funcionalidades: o microfone, o “Espaços” (onde é possível ter conversas de áudio ao vivo), as Listas, Tópicos, Trends, Notícias, Entretenimento e muito mais. Além, é claro, das mensagens diretas, onde é possível ter conversas privadas com outros usuários.
Essa ausência de funções pode estar desinteressando os usuários do Threads. Após a plataforma alcançar números recordes no seu lançamento (foram 100 milhões de usuários cadastrados nos primeiros cinco dias e 95 milhões de posts publicados), a rede social vem perdendo sua força.
Segundo a empresa de análise de dados Similarweb, o número de usuários ativos diariamente no app caiu pela metade em uma semana, passando de 49 milhões para 23,6 milhões.
O dia com maior pico de uso foi 7 de julho, dois dias após o lançamento. Porém, o número de usuários ativos diários só diminuiu a partir de então. Segundo o Mashable, um portal de notícias relacionadas a internet e mídias sociais, o total de minutos diários de uso também caiu em uma semana, passando de 21 minutos para pouco mais de 6 minutos. Reage, Mark, reage! 🥵
Segundo um documento divulgado pelo portal internacional Business Insider, em breve, o Threads deve incluir os recursos de mensagens diretas, Tópicos e Trends. Além disso, deverá ser implementado também um mecanismo aprimorado de pesquisa para facilitar a vida dos usuários. O que nos resta é ficar de olho e aguardar as novidades. 👀
Depois de analisar o desempenho da nova rede social em suas duas primeiras semanas de existência, acreditamos que o Threads não vai substituir o Twitter. Isso porque a rede do passarinho azul tem um público muito fiel e defensor da plataforma, mesmo após Elon Musk assumir o seu comando.
Além disso, como já explicamos acima, o Twitter tem muito mais funcionalidades. Porém, não podemos diminuir o Threads por conta disso. Estamos comparando uma rede social 100% novata com uma veterana, que já tem 17 anos de existência. Quando foi lançada em 2006, suas funções também eram reduzidas e precisou de muitas atualizações para chegar na plataforma que conhecemos hoje. E o Threads está iniciando esse processo agora.
Outro ponto é que o público de ambas as redes parecem ser bem diferentes. Com pouco tempo de uso, foi possível encontrar no Threads muitas pessoas com discursos nostálgicos, comparando-o com a época em que usavam o Twitter. Logo, dá para perceber que grande parte dos usuários utilizam apenas o Instagram atualmente. E quem ainda usa o Twitter, provavelmente não deixará de usar.
Mas a única coisa que sabemos é que não sabemos de nada: ainda é muito cedo para ter certeza do futuro do novo microblog. Então, seguimos acompanhando de pertinho para trazer mais novidades por aqui!
E já que você chegou até aqui, aproveita para seguir a gente lá no Insta: @gasrocket e confira mais conteúdos relacionados à publicidade, marketing e comunicação. Até a próxima! 😉
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