A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
11/02/2019
Sua empresa se diz sustentável? Cuidado porque depois não tem como reciclar modelo de negócio mal estruturado 😉
A sustentabilidade entrou em pauta e a comunicação utilizou isso como diferencial por anos. Esse assunto tomou corpo e a conscientização é muito maior nos dias de hoje, cai entre nós que ninguém mais aguenta empresa que se diz sustentável só porque tem sacolinha biodegradável (ou o novo canudo reutilizável).
Com toda certeza a sustentabilidade é um assunto bem maior que deve estar no coração da marca, pra te ajudar com isso, separamos três conselhos especiais que te farão rever o seu modelo de negócio sustentável.
O consumidor tem acesso a informação tranquilamente, a internet mudou muito o consumo, tornando o comprador um especialista. Por essas e outras que hoje temos que vender valores além de produtos e serviços, e esse é o ponto.
Quais valores estão embutidos no seu produto?
A última grande campanha da Budweiser nos mostra um exemplo forte de valor agregado, o produto é mostrado mas não é o foco, a vibe sensorial nos envolve e nos convence que a mensagem é muito mais humana do que comercial. Funciona e é de verdade.
https://youtu.be/B6VciSoR1iQ
Deu pra entender a dica? Depois de passar pela experiencia desse comercial nos convencemos que quando compramos uma Bud, não estamos apenas comprando uma bebida alcoólica mas também um pouco de energia eólica. O que de fato estamos, é uma forma relevante de se dizer sustentável pois está no core da marca… É disso que to falando!
O que é realmente sustentável no core business da sua empresa?
Não adianta ter valores e não mostrar isso pra ninguém, por isso explique, exemplifique e demonstre, o consumidor precisa ter certeza de que é real. Precisamos ser transparentes, não dá mais pra ter só um slogan bonitinho, temos que facilitar o acesso as informações ambientais, assim como Natura faz em seu e-commerce com um relatório claro e objetivo com os impactos positivos de seus produtos, olha que exemplar (acho chique).
A marca ainda vai além, com a “tabela ambiental” nos produtos físicos reforçando sem medo o seu posicionamento sustentável.
Pense a longo prazo! A sua estratégia se sustenta até quando?
Para se sustentar, o segredo é conversar. É difícil manter um posicionamento por muito tempo, mas a sustentabilidade precisa estar nas pautas da empresa pra realmente reforçar esse argumento de vida (e venda).
A gente vê casos de grandes marcas querendo falar mais do que ouvir, e no fim das contas erra rude com um tema polêmico, ganhando o famoso “boicote” ou “mutirão de dislike”. Mas tem quem acerte, como o Greenpeace Brasil, que vive iniciando conversas e seguiu seu posicionamento em sua campanha de 25 anos (a reflexão chega a coçar).
O consumidor na internet se torna também um emissor da mensagem, assim como as empresas. Por isso é tão importante começar conversas e somar as informações do público, gerando aliados ao posicionamento. E com isso eu te pergunto, sua marca está ouvindo o suficiente?
Já pensou em como as opiniões do seu público-alvo são importantes para seu modelo de negócio?
Sabemos que é um trabalho pesado essa história de posicionamento sustentável, mas nada mais justo, o futuro está batendo na porta e exigindo isso de todo mundo, é realmente importante ser sustentável (de verdade).
Quer se preparar para o futuro e tornar seu posicionamento relevante? Manda um alô lá em contato@gasrocket.com.br que a gente te ajuda 😉
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.