Redes verdadeiramente sociais: conheça novas tendências

gasrocket

gasrocket

19/01/2023

Redes verdadeiramente sociais: conheça novas tendências

O apelo por ambientes menos tóxicos e mais verdadeiros (e saudáveis) vem influenciando novos hábitos na internet. Dá uma olhada nas novidades!

Ano novo, redes sociais novas. Na verdade, não é de hoje que nos deparamos com novidades na área – ultimamente, surgiram várias redes que bombaram entre a galera e rapidamente se popularizaram. 

Isso porque a nossa forma de consumir conteúdo vem mudando muito. Se pensarmos no Orkut, a primeira rede social que se tornou febre no Brasil, chega a parecer outra realidade: quem lembra dos scraps, depoimentos, comunidades, Colheita Feliz e Buddy Poke? Além disso, a forma de interação era muito mais lenta que hoje, pois só acessávamos nossa conta pela telinha do computador (bons tempos, inclusive).

Talvez essa forma de interação não faça mais sentido hoje em dia, e se o Orkut realmente voltar (é o que dizem por aí, após o fundador do site colocá-lo no ar novamente), ele precisará passar por algumas adaptações para reconquistar o público. Mas por que essas mudanças na forma de consumir conteúdo e interagir nas mídias sociais? Calma, a gente te explica tudinho!

Começando pelo começo

Foi lá por 2010 que, com a popularização dos smartphones e suas novas funcionalidades, passamos a ter tudo disponível na palma de nossa mão, dando oportunidade para o crescimento das redes sociais.

Ferramentas de áudio, foto e vídeos se tornaram comuns e possibilitaram que o Facebook e o Instagram inovassem, explorando mais o audiovisual e a interação instantânea. E com o passar do tempo, ambos os canais evoluíram suas funções, adaptando-se às mudanças de consumo da sociedade.

Mais recentemente, o Snapchat (saudades, inclusive) e, em seguida, o TikTok surgiram com novas tendências: vídeos curtos, publicações praticamente imediatas e uma navegação mais dinâmica e prática. Tudo isso fez com que o Instagram, o Facebook e até mesmo o WhatsApp se atualizassem para não ficar para trás.

E agora?

Se você pensa que o TikTok ainda é a novidade do momento entre os xóvens, saiba que depois dele, vêm surgindo novas redes sociais promissoras. Por isso, trouxemos algumas delas para você conhecer um pouquinho, olha só:

Koo: no final de 2022, após um boato de que o twitter iria acabar, o Koo virou o assunto do momento (desculpe, não temos maturidade para isso, rs). Isso porque ele é semelhante à rede do passarinho azul, no mesmo formato de microblog, e os usuários, no desespero de ficar sem seu espacinho para desabafar no dia a dia, foram correndo baixar a rede indiana. 

Após a polêmica, a plataforma chegou a se tornar o segundo maior microblog do mundo em número de usuários. Entre 50 milhões de downloads, 2 milhões são do Brasil, que vieram em apenas quatro dias. Antes disso, eram apenas 2 mil brasileiros. Nós já testamos por aqui e gostamos, mas parece que ainda falta algo para a rede ganhar nossos corações. 

HalloApp: parecido com o WhatsApp e o Telegram, o Hallo se diferencia pela valorização da privacidade: você só pode ser acionado por seus contatos salvos. Além disso, as conversas são altamente criptografadas, prometendo segurança na informação, e os grupos possibilitam até 50 participantes apenas, com o objetivo de barrar a propagação de fake news. Parece interessante, né? 👀

E também, a busca por ambientes saudáveis

Junto com as mudanças de consumo, surgiram novas necessidades. Os usuários passaram a valorizar cada vez mais a própria saúde mental, que vinha sendo impactada pela toxicidade da internet. Com isso, apareceram algumas redes sociais com uma proposta mais saudável. Acompanhe:

Vero: em italiano, “vero” significa “verdade”. E, segundo seu criador, a rede tem o objetivo de ser “social de verdade”. Ela é bem parecida com o Instagram e o Facebook, mas seu feed é cronológico, ou seja, não tem aquela briga com os algoritmos. Além disso, não possui anúncios e impulsionamentos. Também te lembrou o Insta lá nos seus primórdios? Deu até gatilho na gente aqui. 🥲

BeReal: lançada em 2020, essa rede estimula um espaço para o compartilhamento da rotina real e sem filtro. Uma vez ao dia, o BeReal envia uma notificação e o usuário tem 2 minutos para tirar uma foto com as câmeras frontal e traseira (sabe aquele momento de desespero quando o celular apita e você se levanta correndo para dar um trato na cara? 🥵). Se ele não postar nesse tempo exato, a publicação aparece com o aviso de atraso para seus amigos. Com isso, a rede evita que a gente perca horas e horas navegando por ela, como fazemos no Instagram, afinal, seu consumo é bem mais pontual.

Além disso tudo, também aparece o número de tentativas que você fez para tirar a foto. É realmente pra ser algo bem instantâneo e real, como o próprio nome diz. Nós já amamos e sempre fazemos uma pausa para postar o nosso BeReal. <3 

Gas: lançado em agosto de 2022, nosso xará possui um único objetivo: elogiar as pessoas. Ele ultrapassou o BeReal e chegou ao primeiro lugar das redes sociais, com mais de 500 mil downloads na App Store. Por lá, os usuários recebem adjetivos (somente positivos) e seus amigos votam anonimamente naquele que mais combina com o dono do perfil. Incrível, né? Porém, por enquanto ele só está disponível nos EUA, mas nós já estamos ansiosos pela sua chegada ao Brasil. 🤩

O que esperar do futuro?

Com tudo isso, podemos perceber novas tendências surgindo: a valorização do usuário, canais verdadeiramente sociais, sem muita interferência de publicidades e influenciadores, feeds cronológicos, ambientes mais leves e agradáveis e a busca pelo real, sem filtros ou edições. Pode crer que, daqui pra frente, vamos nos deparar mais e mais com plataformas que seguem essas propostas.

E aí, que tal testar essas novidades? Compartilhe com a gente a sua experiência! E se você quiser conferir mais conteúdos como este, continue nos acompanhando por aqui e também pelo nosso Insta: @gasrocket. Até a próxima! 😉

gasrocket
19/01/2023

gasrocket

CONTINUE LENDO...
A arte poderosa do rebranding

A arte poderosa do rebranding

Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...

Thaise
Thaise
TikTok: a plataforma que virou febre e transformou a forma como as marcas se comunicam

TikTok: a plataforma que virou febre e transformou a forma como as marcas se comunicam

O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...

Thaise
Thaise
Explorando o #gastalks: insights e conhecimentos na publicidade

Explorando o #gastalks: insights e conhecimentos na publicidade

Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...

Thaise
Thaise

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

× WhatsApp