A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
5/05/2022
Todo mundo já está saturado de saber que plagiar é crime, principalmente se você trabalha nas áreas da comunicação e da arte, nas quais, infelizmente, é bem comum vermos trampos incríveis serem plagiados, mesmo sendo totalmente errado.
E como saber disso funciona como um cordão umbilical vitalício que você não pode se livrar pelo resto da sua vida, separamos algumas informações e dicas importantes pra você que quer saber mais sobre este assunto. Vem com a gente!
Como tudo aqui funciona na base da referência, o cuidado e a atenção são redobrados para que não aconteça o plágio. E é por isso que transformamos tudo, sem que as coisas percam a sua essência e claro, a referência que você quer passar.
Recentemente, viralizou no Tik Tok o vídeo da Cecília, ela se candidatou para a vaga de estágio em design na empresa Converse, do All Star, não passou, mas um tempo depois a empresa fez um lançamento de uma coleção e os modelos eram muito semelhantes com os que ela havia criado e enviado em seu portfólio para a Converse.
A empresa respondeu à polêmica e disse que a nova linha era uma continuação da coleção de 2019, e que tinha como referência os parques nacionais dos EUA.
Veja o vídeo aqui.
É uma cilada, Bino! Entendemos que a base de tudo é construída por referências e repertório, mas, ao invés de copiar, nós podemos simplesmente transformar 💫. E é isso que nós, criativos, fazemos.
Além dos criativos que trabalham com comunicação, os músicos também são outro público que precisa ter todo um cuidado especial para não cair no plágio! E você sabia que plágio é diferente de sample?
Aí vocês perguntam: mas o que é sample? Calma, a gente te explica!
Sample é um trecho, uma parte de uma música já existente que é adicionada a outra música de forma remixada, cortada ou também pode ser direta. E esse trechinho dá origem a uma “nova” música, ou seja, não se criou, mas se transformou, como falamos acima.
Pra você ter uma noção de como funciona o sample na prática, separamos 3 músicas bem conhecidas que utilizam essa ferramenta. Dá o play aí:
1 – Drake , Emotionless utilizou trechos de Emotions da Mariah Carey
2 – Rihanna e Dj Khaled, wild thoughts utilizou trechos de Maria Maria de Santana
3 – Beyonce, Crazy In Love utilizou trechos de Are You My Woman de The Chi-Lites
E algumas outras que você pode conferir e se surpreender aqui neste site.
O primeiro passo para não cair nesta cilada é estudar bem o assunto que você vai abordar e criar o máximo de coisas a partir do que você entendeu. Tem que entender, viu? Não adianta copiar e colar, porque vai dar ruim. Domine o assunto, busque o máximo de informações e crie repertório para desenvolver a sua criação, ou melhor, transformação.
Mas, se você quiser citar algo igual ao original, lembre-se sempre de mencionar e dar os devidos créditos ao autor.
Outra dica bacana é evitar usar os mesmos termos usados de onde você buscou referência, use e abuse do seu vocabulário e, se precisar, acesse aquele famigerado site sinônimos.com.br (vida longa a quem o criou).
E para finalizar, se você quer dar aquela conferida no seu texto, checar pra ver se ninguém pensou igual e antes que você rs, você pode conferir aqui no site Plagium. Ele mostra se há algo muito parecido com o seu já rolando pela internet.
Agora, bora transformar ideias e criar coisas novas! Nada de plágio, viu?
Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Fale conosco e siga a gas no Insta: @gasrocket. Até a próxima! 😉
FONTES: Rock Content, BlueBus, Planeta Música.
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.