A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
12/05/2022
Já estamos cansados de escutar sobre os efeitos da pandemia, sobre esse “novo normal” e em como ele afeta a nossa saúde mental, relações sociais e milhões de outros fatores. Porém, aqui é ainda mais importante ressaltar como tudo isso impacta a nossa produtividade. Seja na volta ao presencial, com a dificuldade de concentração em volta de novos colegas, ambientes e conversas que nos desacostumamos a conviver, ou em continuar no ilustre home office, no qual muitos já estão cansados e com dificuldades de seguir um ritmo de produção sem ter ninguém olhando. A verdade é que ninguém está sabendo de mais nada nos dias de hoje (e tá tudo bem).
Para servir como um super trunfo contra esse monstro chamado rendimento, apresentamos a Técnica Pomodoro, um método que ajudará bastante na sua concentração e, principalmente, na sua gestão de tempo. Isso, se aplicada da forma correta. 👀
A essência dela é definir intervalos de tempo entre foco e pausa, realizando um ciclo e facilitando para colocar um prazo na procrastinação de uma forma saudável, que dê o tempo necessário para a mente descansar sem sair completamente do rumo.
A tão famosa técnica foi criada pelo italiano Francisco Cirillo, lá em 1988, quando usou um timer de 25 minutos em formato de tomate para organizar as suas tarefas da faculdade, focando totalmente durante esse tempo. Daí que vem o nome Pomodoro, que é como é chamada a fruta em italiano 🍅 . E ele até escreveu um livro sobre tudo isso, então, se quiser se aprofundar no tema e ficar craque na gestão do tempo, leia “A Técnica Pomodoro”.
Seguindo o formato criado por Cirillo, o método é realizado com a ajuda de um cronômetro/timer, dessa vez no formato que você quiser, seja tomate, banana, redondo ou quadrado, e um local para anotar as atividades que precisam ser realizadas. Geralmente, ele é feito com o intervalo de tempo de 25 minutos de concentração para 5 minutos de descanso, seguido de mais 25 minutos de foco, repetindo esse ciclo até completar 2 horas e sendo o último descanso com um intervalo maior de 15 minutos.
A virada de chave aqui é adaptar a Técnica Pomodoro da forma que funcionar melhor pra você. Além desse tempo de 25×5, ainda é possível fazer 40×10, 50×10 e por aí vai. O importante é sempre começar aos poucos e ir experimentando os melhores formatos para a sua rotina, sempre respeitando os tempos de foco e pausa.
Outro ponto de grande importância, é sempre definir um objetivo ao começar a realizar as suas tarefas. E é aí que entra o bloquinho para anotações, que te ajuda a ver isso de forma mais clara e a realmente seguir o que foi anotado, servindo como um lembrete. Ex.: se há muitos e-mails a serem respondidos, você pode definir como objetivo “responder o máximo de e-mails que puder pelo tempo de dois Pomodoros, de forma clara e sem enrolação, mas com qualidade”.
Apesar de ter vários direcionamentos e pontos a serem cumpridos, o Método Pomodoro é uma forma mais introspectiva de se organizar, no sentido de que você precisa ser o cobrador de si mesmo para realmente seguir à risca os tempos, SEM IGNORÁ-LOS ou pensar “só mais uns minutinhos aqui”. Se deu o tempo, é parar total o que está fazendo e seguir para a próxima etapa, seja ela de concentração ou descanso. Por isso a importância de achar o melhor tempo para você.
Também é necessário sempre evitar misturar tarefas durante um intervalo de tempo de concentração. Se começou com algo, continue até terminar. Assim, evitamos a distração da mudança de uma atividade para outra e até a ansiedadezinha de ter muita coisa aparecendo pra fazer. Vai no seu tempo, no que tem que ser feito.
Uma grande red flag de que já está na hora de mudar o tempo, e até mesmo a técnica, é estar levando os intervalos de tempo muito no automático, sem prestar atenção se aquela atividade está realmente saindo com qualidade ou se o tempo de descanso está sendo bem aproveitado. Faça as coisas no seu tempo e com total foco nelas. A olhadinha no Instagram ou Tiktok a gente deixa pros 5 minutos de intervalo.
Pra finalizar, aqui vai uma listinha de aplicativos e ferramentas que podem te ajudar a realizar o Método Pomodoro:
A técnica funciona de acordo com o comprometimento de cada um. Sem neura, mas com dedicação. Nossa sugestão é colocá-la em prática por uma semana para ver se ela tem a ver com você e com a sua rotina, que tal?
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da gas para mais dicas como essa. Até a próxima! 🙂
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.