Meu dia só começa depois do cafezinho, tem problema?

Júlia

Júlia Mussak

13/01/2022

Meu dia só começa depois do cafezinho, tem problema?

O café é essencial na rotina da maioria das pessoas, seja para dar aquele gás de manhã, aquela despertada depois do almoço ou para trazer gosto às tardes cheias de compromissos. Mas ninguém para pra pensar nos benefícios e malefícios dos grãos quando sente o cheiro de café passado na hora, né? Então vamos compartilhar uma matéria da Unimed e um artigo científico disponibilizado pela SciELO sobre como a cafeína afeta diretamente o nosso organismo.

E aí, café faz bem? ☕️

Segundo a matéria da Unimed, café faz bem se bebermos com moderação e essa, pelo menos pra mim, é a parte mais difícil. Honestamente, a primeira coisa que eu faço depois de levantar da cama e me organizar para trabalhar, é passar café em quantidade suficiente para render o dia todo, mas eu não imaginava (antes de pesquisar) as consequências de exagerar na “dose” 😩 😩

Pra quem não me conhece, eu acordo assim:

Para pessoas com ansiedade, ou com fadiga motora, pode ser perigoso ingerir a bebida em grande quantidade, considerando que o café retarda a sensação de sono, aumenta a frequência cardíaca e deixa o corpo em estado de alerta. Existe também o risco raro, mas não impossível, de dependência da cafeína. A interrupção do consumo é responsável por desencadear sintomas de abstinência como: dores de cabeça, fraqueza, sonolência, concentração diminuída, dificuldade em trabalhar, depressão, etc. Curiosamente, são sintomas parecidos com os sintomas da ingestão excessiva de cafeína. O artigo desenvolvido pelas autoras Rita C. Alves, Susana Casal e Beatriz Oliveira, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, ressalta que, justamente pelo risco de dependência, o consumo moderado da bebida é tão importante.

Juro que depois de ler a matéria da Unimed e o artigo, eu percebi que poderia evitar momentos de ansiedade e noites mal dormidas se eu parasse de me entupir de café 🤔 O preço de tomar muitas xícaras em um mesmo dia é alto demais, enquanto poderíamos focar em estabelecer uma relação saudável com a bebida, sem ser 8 ou 80. 

Calma, o café não é esse vilão todo aí não!

O grão do café é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas que ajudam o corpo a liberar energia. Além disso, é uma ótima fonte de nutrientes, acelera o metabolismo, fortalece a memória e diminui o risco de desenvolver câncer.  Sem contar que vai muito bem com um pão na chapa…

Inclusive, dá uma olhada nessas receitas:

Para que o nosso corpo absorva da melhor forma os benefícios da bebida, o ideal é que tenhamos horários e quantidades planejados para tomar café durante o dia. O Ministério da Saúde (MS) recomenda três xícaras de 100ml por dia para um adulto, evitando ingerir a bebida antes de dormir ou em situações de estresse e ansiedade.

Ou seja…

É possível tomar o nosso santo cafezinho sem prejudicar a saúde. Podemos também contar com outras opções que envolvem uma quantidade menor de cafeína, como os Lattes, por exemplo. Passar café deve ser um ritual prazeroso e regulado, para não desenvolvermos a famosa dependência super prejudicial para o organismo.

O site da Moka Clube https://www.mokaclube.com.br/ e o insta deles @mokaclube, são ótimos para saber mais sobre diferentes tipos de café e as possibilidades de prepará-lo 😉

Espero que tenha gostado do tema de hoje! Continue acompanhando o blog da Gas e não esqueça de seguir a gente no Instagram (@gasrocket), ok? Beba seu café com moderação ☕️ ☕️

Fontes:

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/beneficios-do-cafe-maleficios-e-cuidados 

https://www.scielo.br/j/qn/a/T5Fz97sh8ywywPKZhHXwWbc/?lang=pt

Júlia
13/01/2022

Júlia Mussak

CONTINUE LENDO...
Publipost: o que deu e o que não deu certo

Publipost: o que deu e o que não deu certo

Temos uma quantidade gigantesca de influenciadores produzindo conteúdo por aí, seja ele bom ou ruim. Com isso, pudemos nos...

Débora
Débora Macedo
Gas trends: o que prevemos para 2022?

Gas trends: o que prevemos para 2022?

Já estamos cansados de ouvir isso, mas, de fato, a pandemia acabou impactando nossas vidas em diferentes formas: no...

Débora
Débora Macedo
Mom Office

Mom Office

Como vivem, quando dormem, o que comem? Eu já começo esse texto com o meu filho, ou melhor, mini...

Bruna
Bruna Rafaela

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.