A arte poderosa do rebranding
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26/09/2022
Pensa só: você passa décadas construindo credibilidade e se tornando referência no seu nicho, mas seus leads estagnam e você descobre que é por causa de uma tal palavrinha gringa cativando o público mais novo com toda a sua modernidade: as Fintechs. Nome dado para empresas do ramo financeiro que otimizam suas soluções usando tecnologia e user experience, as fintechs fizeram os bancos tradicionais passarem por uma corda bamba para se reinventarem.
Por mais que ainda estejam numa disputa vitalícia com a roxinha, os bancos tradicionais conseguiram migrar muito bem para o mercado digital, principalmente pelas estratégias de marketing que escolheram para cativar o público mais novo. No texto de hoje, separamos três casos muito f0d4s que são um exemplo de que só fica obsoleto quem não se reinventa. Chega mais!
O C6 Bank foi fundado por quatro ex-executivos do banco BTG Pactual, em 2018, mas só em janeiro de 2020 conseguiu licença do Banco Central para operar como banco.
A própria diva pop já dizia que “When you are young, they assume you know nothing”, porque se tem alguém que sabe bem o que é capaz de fazer, é o jovem. Antes de dar a call na loirinha mais amada dos millenials, o C6 já tinha tentado outras estratégias para se fortalecer no mercado digital, como o C6 Taggy, uma tag de pedágio que não precisava de adesão nem mensalidade, e o C6 Kick, transferências bancárias por SMS. Legalzinho, mas não agradava muito o pessoal não.
Bastou apenas fazer uma proposta ousada para a realidade desse mero experimento do BTG Pactual mudar da água pro vinho: ao garantir acesso prioritário na pré-venda de ingressos para o show da cantora, que aconteceria em julho de 2020, em menos de 24 horas o banco digital abriu três vezes mais contas do que em um dia normal. Mais de mil contas foram abertas nos primeiros 15 minutos após anunciada a exclusividade aos clientes, fazendo com que o banco atingisse a marca de um milhão de contas abertas no mesmo ano. Vai subestimar o jovem romântico?
No seu sexto ano consecutivo, o Itaú é o patrocinador oficial do festival Rock in Rio. Falando especificamente sobre a edição de 2022, o banco não poupou esforços para deixar seu nome na boca do povo: além dos diversos pontos de ativação dentro da Cidade do Rock e da roda gigante, o Itaú inovou ao trazer um carrossel e a Arena Itaú para o evento. A programação da Arena foi escolhida a partir de uma curadoria feita pelo TikTok e contou não só com os artistas que se apresentaram no palco, como diversos influenciadores que fazem sucesso entre a geração mais nova para cobrir o evento.
Todo esse esforço não foi em vão: as ações e ativações fizeram o Itaú alcançar marcas gigantes nessa edição. O banco foi líder nas conversas em redes sociais durante o evento, passando a marca do segundo lugar em mais que o dobro de menções. No Twitter e Instagram, o share of voice, termo usado na publicidade para referir a porcentagem que uma marca tem de influência de mercado em relação às concorrentes, alcançou 52%.
Ainda falando em TikTok, a situação lá foi além do imaginado: obtiveram o maior resultado de uma campanha na plataforma em toda América Latina, com 3,7 bilhões no total de interações com a #OPalcoÉTodoSeu, além dos números alcançados com o encontro de João Gomes e Pedro Sampaio, chegando à marca de mais de um 1 milhão de likes durante a transmissão e 500 mil pessoas assistindo simultaneamente, o equivalente à quantidade de pessoas presentes em cinco dias de festival. Já dá pra pensar duas vezes antes de dizer que jovem não dá retorno.
Se tem uma comunidade que é mais unida que a galera do pop e a do rock juntas, com certeza é a dos gamers. De olho nisso há um tempo, o Banco do Brasil enxergou um território bem promissor para gerar novos leads e conquistar a geração mais nova, sem sair no prejuízo.
Por meio do streamer Gaules, jogador profissional de CS:GO que ficou muito popular no período de pandemia devido suas lives de longa duração na Twitch, carregando uma legião de fãs consigo (que ele chama de tribo), o Banco do Brasil lançou uma sequência de campanhas envolvendo o influenciador.
Além dos patrocínios a times e a criação do seu próprio campeonato universitário de E-sports, o BB Game Series, a plataforma #TamoJuntoNesseGame também se mostrou bem relevante em números.
Criada para ser um hub de informações sobre tecnologia, cultura geek e games, hoje ela se consolida como espaço de notícias sobre esse universo, além de trazer a cobertura completa dos eventos de esportes eletrônicos apoiados pelo Banco do Brasil, produtos, benefícios, descontos em produtos de empresas parceiras e cashback, estampando a marca de mais de 300 mil acessos em menos de um ano de criação.
Gostou? Calma que tem mais! Gaules agora também estampa uma versão especial do cartão de crédito Ourocard, que oferece os mesmos benefícios já oferecidos aos gamers na plataforma, mas sem anuidade e com limite de crédito expansivo.
Como é exclusivo para correntistas, o BB recebeu diversas contas novas só para os fãs poderem carregar um pedacinho da comunidade no seu dia a dia. Segundo Karen Machado, gerente executiva da diretoria de meios de pagamentos do Banco do Brasil, “o Ourocard Visa é um cartão não apenas para as compras do dia a dia, mas também um ingresso para acesso a descontos e promoções do mundo gamer. Temos uma base relevante de clientes que curtem esse universo e queremos dar um motivo a mais para eles usarem seu Ourocard”.
E aí, ainda consegue pensar em alguma desculpa para não inovar as estratégias de marketing de influência da sua marca ou já foi convencido do poder que isso tem no seu negócio?
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