Blogueirinha, não: blogueira! Confira 4 dicas de redação para criar blogs impecáveis

Amanda

Amanda Oliveira

4/08/2022

Blogueirinha, não: blogueira! Confira 4 dicas de redação para criar blogs impecáveis

Não, a era dos blogs não acabou! E aqui na gas, a gente manja do assunto. Por isso, vem conferir as dicas de milhões.

É uma suposição muito comum de quem não trabalha na área da comunicação pensar que escrever conteúdo para blog pode ser de qualquer jeito, sem estratégia nenhuma e sem nenhuma responsabilidade com o conteúdo, isso quando não desconsideram 100% a alternativa usando a justificativa de que as pessoas não leem mais. A questão é que isso não é verdade: o blog é uma ferramenta valiosíssima que, quando bem aplicada, contribui muito para sua estratégia de inbound.

Por mais que muitas empresas desconsiderem a relevância dele, investir nesse formato de conteúdo ainda traz muitas vantagens, quando feito da maneira certa. E se tem uma coisa que a gas entende bem, é de blog! Aprenda a criar conteúdo de qualidade com os maiores especialistas no assunto, segundo o DataRocket.

Conheça seu público-alvo e seu nicho de atuação

Precisamos ser sinceros: não adianta NADA você não saber se comunicar com o seu público em nenhum veículo de comunicação, e o blog está incluso nessa regrinha básica. É mais que necessário entender o que é relevante no seu nicho, quais são as dores dos clientes e como explorar isso de forma satisfatória para quem consome. Você pode aprender mais sobre tom de voz neste texto aqui que a gente produziu.

Pesquise muito!

Quando dizemos muito, estamos dizendo MUITO MESMO. Não tem nada mais frustrante do que procurar por um conteúdo na web e ele ser totalmente raso, com informações básicas que se encontram em todo lugar, dito da mesma forma que em todos os outros sites. É preciso ter autoridade na fala, dominar o assunto do texto e transmitir todo o know-how da sua empresa por meio da educação do nicho. Tornar-se referência de informação na sua área com certeza vai refletir no seu posicionamento no mercado. Chega de conteúdinho raso e pokas ideias, hein?

Cuidado com o plágio

Acabamos de falar sobre ter conteúdos vinculados ao seu nome que se parecem muito com outros que já existem na internet, certo? Isso tem outro nome: plágio (e é crime). Se inspire e se baseie em outros conteúdos sim, mas use-os como fonte de conhecimento, não como template para o seu texto. Seja original, isso diz muito sobre quais são os valores e a essência da sua empresa. Dá uma lidinha neste post aqui para entender mais.

Técnica também é muito importante

Não adianta ter um conteúdo essencialmente bom se ele não acompanha esteticamente ou não segue as normas para ter mais visibilidade nos mecanismos de busca. Ter um bom conhecimento e aplicar as técnicas de SEO, hierarquia textual e até as regras gramaticais corretas (mesmo que pareça o básico do básico, acredite: dá pra errar) é imprescindível para um blog de qualidade. 

Além dessas dicas, vale ressaltar que produzir blog pode ser bem trabalhoso por conta das horas e mais horas de pesquisa e dos conhecimentos técnicos que exigem um bom conteúdo. A boa notícia é que não precisa se preocupar: a gas está sempre disposta a produzir o seu blog com o melhor time de redação do Brasil, mais uma vez segundo o DataRocket.

Para mais conteúdos que te ajudam a enriquecer a estratégia de inbound da sua marca e te impedir de sofrer um processinho por plágio, é só continuar acompanhando a gente por aqui toda quinta-feira e pelas outras redes sociais, que você encontra no rodapé desta página.

Beijinhos, 

A garota do Blog.

Amanda
4/08/2022

Amanda Oliveira

CONTINUE LENDO...
Nesta receita, você vai aprender a misturar Comunicação com pitadas de RH

Nesta receita, você vai aprender a misturar Comunicação com pitadas de RH

E o resultado? Um maravilhoso Employer Branding. Vem ler e conferir os benefícios! Não é novidade para ninguém que...

Monike
Monike Carolinne
TikTok: o novo queridinho da Geração Z?

TikTok: o novo queridinho da Geração Z?

Pesquisa mostra que grande parte da geração Z prefere realizar suas pesquisas dentro de redes sociais, principalmente no TikTok....

Thatiana
Thatiana Mayumi
A fantástica fábrica de jobs: conheça a equipe de criação da gas rocket

A fantástica fábrica de jobs: conheça a equipe de criação da gas rocket

De todos os departamentos das agências, com certeza o de criação é um dos mais movimentados. Que tal saber...

Amanda
Amanda Oliveira

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.