A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
17/07/2018
Hoje quero falar de um assunto (meio batido para quem estuda ou estudou publicidade ou design gráfico) que, aparentemente, está em alta outra vez: Tipografia.
Tipografia é a representação da sua marca escrita, ou de uma forma mais simplista: a fonte (ou fontes) utilizada na identidade da sua marca. Ou ainda:
“Tipografia, na nomenclatura correta, é a impressão dos tipos (como são conhecidas as fontes). Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.” — Blog Marketing de conteúdo
E sim, ela também ajuda a compor a identidade de marca. A tipografia utilizada, na logo ou nos canais de conteúdo da sua marca, pode alterar significativamente a percepção da mensagem.
Pois bem, o que eu gostaria mesmo de destacar nesse post é a tendência, que vem desde o final do ano passado (2017), de grandes marcas optarem por criar sua própria tipografia ao invés de utilizar fontes disponíveis no mercado.
A mudança de tipografia para uma grande marca pode ocorrer por diversos motivos e impactar os canais de formas diferentes.
O Youtube por exemplo, anunciou o uso da Youtube Sans, junto com seu novo layout focado em UI/UX já em 2017.
No início de 2018 a Globo apostou também na criação de uma nova tipografia para acompanhar as mudanças na identidade da marca. A nova família de fontes chama-se Globotipo.
“A gente vem desde 2014 com a evolução da marca mostrando que temos uma marca que está em movimento, e que está sempre em transformação. A gente sentiu que a tipografia precisava acompanhar essas mudanças” — Alexandre Romano, diretor de arte da Rede Globo.
“encapsula elementos do passado da Coca-Cola e sua herança modernista americana”. — James Sommervile
Netflix: nova fonte
Uma nova tipografia pode também economizar MUITO dinheiro em licenciamento, caso a empresa utilize comercialmente fontes com direitos autorais. Esse foi o exemplo da Netflix, que economizou milhões de doláres desenvolvendo a Netflix Sans, sua nova tipografia, anunciada em Março de 2018, que substituirá a fonte GOTHAM, utilizada até então.
“As linhas limpas e neutras dão sem tirar, favorecendo a arte sobre a distração e eliminando o excesso. O corte arqueado em ‘t’ minúsculo é discretamente inspirado pela curva cinemascópica, que é tão icônica para a marca e o símbolo da marca”. — Noah Nathan, designer responsável pelo projeto
Airbnb: nova fonte
Uma nova tipografia pode atender também interesses pontuais de distinção, legibilidade e escalabilidade da marca.
Mais recentemente o Airbnb também mudou sua tipografia exatamente por esses motivos. A nova família de fontes da marca, batizada de Cereal, atende as necessidades de reprodução digital e offline, garantindo a padronização em qualquer canal sem perder a identidade da companhia.
“Queríamos um tipo de letra que funcionasse perfeitamente online e offline, ao mesmo tempo em que refletia nossa personalidade de marca, por isso decidimos criar a nossa própria. […] Um tipo de letra brincalhão, aberto e simples com um toque de peculiaridade” — Derek Chan, líder criativo de Marketing da Airbnb.
O Itaú também está com novidade na tipografia, o novo tipo substitui a fonte Myriad. Além de reforçar a identidade da marca e apresentar uma cara mais versátil, leve e amigável, a nova tipografia também vai economizar uns bons milhões em licença de uso. Confira o vídeo de lançamento:
E se você ficou curioso para descobrir quais fontes outras marcas famosas utilizam, vai adorar conferir o projeto Logofonts, disponibilizado pela italiana Emanuelle Abrate no Behance:
Se você, meu amigo leitor, não é do ramo mas adorou o assunto e gostaria de saber mais sobre, recomendo uma leitura básica sobre a história, importância, variações e bom uso da tipografia neste post de Neil Patel (grande nome do marketing digital atual):
Tipografia: O Que É e Melhores Tipos de Letras e Fontes Para Design
Gostou das novas tipografias? Acha que esqueci de alguma mudança importante em outra marca? Me conta aqui nos comentários e vamos continuar esse papo!
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.