A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
7/08/2023
Dia 7 de agosto é o Dia Nacional do Documentário Brasileiro e o mercado audiovisual do nosso país está conquistando, cada vez mais, o seu espaço nas maiores plataformas de streaming e nas telas da população.
Os catálogos de sites como a Netflix e o GloboPlay estão recheados de produções brasileiras de excelente qualidade. E, para comemorar esta data, preparamos uma lista com nossos documentários nacionais favoritos. Vamos lá?
Este documentário é um registro do artista brasileiro Vik Muniz, que se junta aos catadores de lixo para encontrar preciosidades no aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.
Ele aborda questões sociais, ambientais e artísticas relacionadas ao lixo e à reciclagem, revelando como a arte pode transformar a realidade de pessoas marginalizadas pela sociedade. O documentário foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011 e conquistou diversos prêmios e elogios da crítica e do público. A recomendação foi do CEO e Head de Criação, David Martins.
Dirigido pelo cineasta Eduardo Coutinho, este documentário de 2002 fala sobre um antigo e tradicional edifício localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, que possui, em média, 500 moradores.
O diretor e sua equipe passaram três semanas dentro do edifício com o objetivo de conhecer melhor os moradores, que, em sua maioria, são pertencentes às classes média-baixa e baixa, de diversos locais e origens, com diferentes idades e histórias de vida, extraindo relatos íntimos e pessoais de cada um deles.
Em 2015, o filme entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. A recomendação foi da nossa social media Anna Laura Ferraz.
Também dirigido por Eduardo Coutinho, este longa de 2007 combina realidade e dramaturgia, no qual mulheres contam suas histórias de vida em um estúdio, compartilhando suas alegrias e tristezas. Em seguida, atrizes consagradas interpretam, do seu jeito, os relatos contados pelas personagens.
Em 2015, o filme também entrou na lista da Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. A indicação foi da nossa redatora Débora Macedo.
Este documentário de 2011, sob a direção de Caio Cavechini, revela o trabalho precário nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos. Com turnos de trabalho longos e muito desrespeito às leis trabalhistas, trabalhadores revelam como funciona a cadeia produtiva da carne.
O longa chegou a receber o Prêmio Vladimir Herzog, na categoria “Documentário de TV”, e foi recomendado pelo nosso estagiário de Direção de Arte Pedro Pacheco.
Mais um clássico brasileiro, este documentário de 2012 retrata a busca da diretora Petra Costa por sua irmã, Elena, que foi a Nova York há 20 anos para realizar o sonho de ser atriz.
O longa-metragem foi premiado em diversos festivais, como o Festival de Brasília, o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, o Festival Internacional de Documentários da Croácia, o Los Angeles Brazilian Film Festival, o Festival de Havana e o Festival Internacional de Cinema de Arquivo. A indicação também foi da Anna Laura Ferraz.
Dirigido por Susana Garcia, este documentário lançado no final de 2022 mostra os bastidores do último projeto do nosso amado e inesquecível humorista Paulo Gustavo, a turnê musical Filho da Mãe, feita em parceria com sua mãe, Déa Lúcia.
O filme traz registros inéditos da vida pessoal e profissional do artista, depoimentos de familiares e amigos, como Ingrid Guimarães e Pedro Bial, além do viúvo de Paulo Gustavo, Thales Bretas, e de sua mãe. Quem indicou foi a nossa Analista de Mídia Lara Fonseca.
Este documentário de 2012, dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal, resgata os 10 anos passados desde o lançamento de “Cidade de Deus”, longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que recebeu quatro indicações ao Oscar e diversos prêmios em todo o mundo.
O filme reúne parte do elenco e da equipe de produção para investigar o rumo que suas vidas tomaram desde então. Foi a nossa Head de Mídia Aline Roschel que indicou esta obra de arte.
Por fim, nosso analista de atendimento Adão de Lara indicou esta série documental da Netflix, lançada em 2021. Ela retrata a trajetória do idolatrado médium brasileiro que tornou-se protagonista de um escândalo em 2018, após ser denunciado por mais de 500 de mulheres sobreviventes, inclusive uma de suas filhas, por abusos sexuais.
Em seus 4 episódios, a série dá voz a algumas das vítimas que tiveram a coragem de denunciar o espírita mais poderoso do Brasil. Pesado e doloroso, viu?
Agora, conta para a gente: o que achou das nossas escolhas e qual documentário brasileiro você acrescentaria à lista? Não esqueça de compartilhar as suas dicas com a gente lá no nosso Insta: @gasrocket. E se você ainda não conhece algum desses que trouxemos, já pode botar a pipoca no micro-ondas – você não vai se arrepender de assistir! 😉
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.