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17/11/2022
Novembro chega e todo mundo já começa a pensar no momento do mês que é o queridinho dos consumidores e estimula a criatividade dos publicitários: a Black Friday. A data, apesar de ser uma tradição estadunidense, já ficou no gosto dos brasileiros e é muito aguardada devido às promoções e estratégias de vendas que fomentam o consumo através de diversos gatilhos de compra diferentes.
Se engana quem pensa que a data só é benéfica para os consumidores: a Black Friday pode ser um ótimo momento para limpar o estoque, aumentar a clientela, diversificar o público consumidor, se consolidar no seu nicho e se destacar. As consequências da data dependem da estratégia escolhida pela empresa, por isso é importante se planejar antecipadamente e seguir algumas boas práticas. Falaremos sobre elas logo em seguida.
Ficar atento às más estratégias é tão importante quanto pensar nas escolhidas para seguir a campanha. O consumidor brasileiro já está acostumado com práticas abusivas, como aumentar o preço para abaixar depois ou apenas colocar em promoção produtos com estoque pequeno ou já esgotados. Para o seu negócio não ser taxado com termos como “black fraude” e “tudo pela metade do dobro”, seja honesto na hora de selecionar os benefícios. Lembre-se que é a sua reputação que está em jogo.
Agora sim, vamos trazer nossas dicas para se destacar na Black. Chega mais!
Por mais que a vida na publicidade seja sempre uma correria, é importante se dedicar com antecedência para estabelecer quais as estratégias e os produtos selecionados, estruturar a comunicação e lançar os anúncios da campanha com tranquilidade. Assim, além de evitar um estresse generalizado, você consegue ter resultados mais consistentes.
Devido ao aumento de acessos que seu site pode ter nessa data, é importante fortalecer o servidor para que seus clientes não tenham surpresas indesejadas. Caso seu site caia ou fique fora do ar, suas vendas diminuirão e sua Black Friday pode não sair tão lucrativa quanto você esperava. Por isso, reforce sempre a estabilidade da plataforma e esteja pronto para resolver qualquer imprevisto.
Esse não é um momento para deixar os anúncios e a mídia paga em segundo plano! Focar em uma divulgação bem estruturada para o seu público-alvo é imprescindível para uma campanha de Black Friday bem sucedida.
Como você já deve ter percebido, existem muitas estratégias a serem seguidas nessa época. Desde o frete grátis até o cupom de desconto, nenhuma delas é escolhida por acaso: cada uma surte um efeito diferente no consumidor e impacta nos seus resultados.
Por isso, é fundamental que você analise o que o seu público se interessa, seja por resultados de campanhas anteriores ou com uma pesquisa simples entre o nicho que você está estabelecido, o mais importante é que você saiba o que pretende alcançar com a campanha.
Por exemplo, se sua intenção é aumentar o público consumidor, a estratégia de frete grátis pode ser uma boa pedida, assim você atinge vários outros Estados do país que antes não comprariam pela taxa alta de entrega. Agora, se você busca liquidar o estoque de algumas peças que estão paradas, uma promoção de “pague uma, leve duas” pode te salvar nessa missão.
Também é possível combinar mais de uma estratégia para afunilar seus resultados, além de estipular condições especiais, como valor mínimo de compra para o frete grátis, assim ambas as partes saem ganhando: você e seu cliente.
Deixamos aqui algumas das nossas estratégias preferidas, além dessas já citadas:
Não existe fórmula mágica: por trás de uma empresa que vende muito nessa data, existe um longo e complexo trabalho de pesquisa e estratégia. Aqui na gas, modéstia à parte, nós tiramos de letra e podemos ser a peça que está faltando para o sucesso da sua empresa na Black Friday!
Para mais dicas como estas, continue nos acompanhando por aqui e confira nosso acervo de textos que podem te instruir sobre outros temas relacionados ao mundo da publicidade. Além disso, estamos sempre compartilhando conteúdos de valor também no Insta: @gasrocket. Nos vemos em breve! <3
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