A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
31/10/2022
Imagina ter a oportunidade de dobrar ou até mesmo triplicar o número de usuários que te seguem nas redes sociais sem precisar de muito esforço? Para muitas pessoas, isso pode ser a salvação, mas a realidade é outra… 👀
A prática é, infelizmente, bastante comum entre perfis que têm o objetivo de crescer dentro do Instagram. Basta dar um Google e você vai se deparar com inúmeros sites que oferecem resultados promissores no crescimento dos seguidores.
A compra de seguidores no Instagram, por mais que encha os olhos do seu cliente, prejudica – e muito – a estratégia de comunicação da sua marca dentro da plataforma. O algoritmo da rede não se baseia somente neste número para definir se um perfil está bem colocado ou não. O fator mais relevante, na verdade, é o engajamento, ou seja, o quanto o perfil consegue movimentar seus seguidores com suas publicações.
Por isso, o ato pode ser extremamente prejudicial para o desempenho do seu perfil, podendo causar desde o Shadowban (a temida punição feita pelo Instagram que oculta as publicações do feed e da pesquisa através das hashtags) até a suspensão por infração às Diretrizes da Comunidade, aos Termos de Uso e às Políticas da Plataforma.
Considerando que grande parte desses perfis usados para aumentar os números são bots (ou seja, não são ligados a contas e pessoas reais), eles abrem espaço para spam e vírus, podendo levar até ao roubo de dados.
Um outro ponto importante para evitar a prática é a possibilidade de perder relevância dentro do algoritmo do Instagram. Afinal, os seus conteúdos são entregues aos seguidores considerados engajados, que assumem que suas publicações são relevantes para eles. Se os seus followers não ligam para o que você produz, as suas publicações acabam perdendo a credibilidade para eles e também ao algoritmo. Dessa maneira, o seu perfil e seus posts serão cada vez menos encontrados e seus resultados estarão cada vez menores.
Além de todos os problemas que comentamos, a compra de seguidores acaba com todas as métricas da conta. Como a plataforma se baseia em um número “falso” de quantas pessoas seguem seu perfil, não há como definir estratégias realmente eficientes para engajamento, afinal, essas contas não interagem de nenhuma forma e servem apenas para serem vistas nas famigeradas métricas de vaidade.
Essas estatísticas nada mais são do que aqueles números que parecem interessantes, mas que, na verdade, não trazem resultados efetivos. Um ótimo exemplo disso são as famosas curtidas que não convertem. Mas isso é assunto para um outro post, hein?
Existem algumas possibilidades, mas o ideal é combinar as seguintes opções: tenha uma boa frequência de posts, conheça o seu público-alvo para produzir conteúdos que despertem o interesse para engajar, utilize os recursos disponíveis pelo Instagram para que seus seguidores interajam com você (enquetes, caixinhas de perguntas etc.) e mantenha a constância nas publicações.
Além disso, também é importante explorar os outros tipos de formatos para o feed, como carrosséis, Reels e vídeos na plataforma. Uma ótima dica é usar hashtags que tenham a ver com o seu perfil e estar atento ao conteúdo visual dos seus posts.
Se você gostou do conteúdo acima, continue nos acompanhando para as próximas publicações no blog e siga a gente no Instagram (@gasrocket) para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital. See you! 😉
Colaboração: Lara Fonseca
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.