A arte poderosa do rebranding
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10/10/2022
Atire a primeira pedra quem nunca foi em um restaurante diferente depois de ver um reels em que as pessoas davam o review da visita ou ficou tentado a experimentar o produto que um perfil de lifestyle que você admira recomendou. Spoiler: ninguém vai te julgar. Isso porque somos influenciados todos os dias por diversos estímulos diferentes, independente do âmbito, e isso reflete totalmente na nossa rotina.
O marketing de influenciadores trabalha com produtores de conteúdo independentes, que detêm influência sobre grandes públicos extremamente engajados. A intenção é criar uma ponte entre sua marca e os espectadores da figura pública, impactando positivamente na sua estratégia, seja ela novas vendas, mais seguidores ou mais visitas no seu comércio físico.
Todas as etapas que envolvem conquistar novos clientes, firmar laços com os já existentes, construir e estabelecer valor e confiança para sua marca, e condicionar a decisão de compra de um público-alvo específico pode parecer um trabalhão. Felizmente, é infinitas vezes mais fácil se essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador, se sentindo íntimos dele como se fossem amigos. Em uma troca de interesses, as marcas estabelecem parcerias para que eles testem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços nas redes sociais. Todo mundo sai ganhando!
Se você já tentou usar o marketing de influência na sua marca e acabou ficando insatisfeito com os resultados, provavelmente faltou atenção a alguns detalhes que fazem toda a diferença no desempenho da sua campanha. Confira três pontos imprescindíveis a serem aplicados para uma estratégia satisfatória.
Vamos ser sinceros: quem vende para todo mundo, não vende para ninguém. É preciso saber qual o tipo de pessoa ideal para consumir o seu produto, assim você consegue consolidar mais leads e resultados mais concretos com menos esforço (e dinheiro). Aqui na gas, antes de cada estratégia apresentada ao cliente, nós pesquisamos muito e montamos um estudo detalhado sobre o público-alvo, quais seus hábitos de consumo, suas preferências e sua rotina, desta forma nossas ações serão mais assertivas.
Levando em conta que você já sabe direitinho quem é o seu público-alvo e como ele se comporta, é importante buscar um influenciador que esteja condizente com o que o seu nicho consome e como ele se comporta.
Por exemplo, se você é heavy user de redes sociais, provavelmente já se deparou com um vídeo das meninas do @reviewsporsp em alguma delas. No Tiktok, elas alcançaram mais de 1.7K de seguidores e isso chama muita atenção de quem pretende investir em marketing de influência na área gastronômica. O problema é que, por mais relevantes que elas sejam no Brasil todo, não faz sentido para o seu negócio se você é de Curitiba, já que a maioria do grupo que elas influenciam é da grande São Paulo.
Na prática, traz muito mais resultados procurar alguém que, mesmo com menos seguidores, exerce uma influência muito mais intensa no seu público-alvo. Não deixe os números de seguidores te enganar: a pessoa escolhida precisa performar a personalidade da marca com qualidade em todos os aspectos, sejam eles regionais, financeiros ou etários. Caso contrário, não será tão eficaz. Use sua expertise e autoridade sobre o seu nicho a seu favor nessa hora.
Indicação boa é indicação intimista e natural. É muito importante, para obter bons resultados, deixar que o influenciador produza o conteúdo de acordo com a sua identidade e com o que o seu público gosta de consumir, baseado nos laços que eles criaram.
Claro que você tem permissão para direcioná-lo, mas é de bom tom confiar em suas mãos a criação de um conteúdo legítimo. O influencer não deve ser visto como um veículo que só reproduz uma mensagem pronta, como se você simplesmente tivesse o comprado. Assim como dissemos lá em cima, é uma troca! Ele deve ser tratado como um parceiro da marca, alguém que tem sua própria opinião e gosta de compartilhá-la, que indica por puro prazer.
A sua marca deve fazer sentido com a pessoa escolhida, pois, caso contrário, fica algo meramente comercial e forçado, indo contra os pontos levantados durante o texto e não performando como deveria.
Pelo que você pode analisar depois desse texto supercompleto, como anda a sua campanha de marketing de influência? Se ainda está errando em alguns detalhes, continue lendo o blog da gas e siga a gente nas redes sociais (todas estão sinalizadas no rodapé dessa página), assim não perde nenhum dos nossos conteúdos e dicas. Até a próxima!
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