A arte poderosa do rebranding
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11/08/2022
Criar uma marca do zero é um processo trabalhoso, ainda mais na hora de escolher um nome para ela. E dentro do marketing, chamamos essa etapa de naming, que significa literalmente nomear. Esse é um dos passos mais importantes durante o processo, pois gera no consumidor um retrato mental da sua marca.
O naming é um conjunto de técnicas utilizadas para dar nome a produtos, serviços, empresas, eventos etc, e deve levar em conta uma série de fatores, como o público-alvo da marca. Assim como a identidade visual dá cara à sua empresa, o naming representa sua autenticidade verbal e sua personalidade.
Aqui na gas, somos craques em naming e matamos no peito esse tipo de job. Por isso, preparamos este conteúdo para te mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas que exige um pouquinho de atenção. Segue o fio:
Para que o nome da sua empresa seja marcante, o ideal é que ele seja fácil de escrever, pronunciar, ouvir e, consequentemente, memorizar. Sabe aqueles nomes complicados de falar e que soam mal sonoramente? Evite! Além disso, é importante que ele seja original, ou seja: fuja dos clichês e modismos, pense em algo inovador e duradouro.
Você não quer ser confundido com seu concorrente ou cair no esquecimento do público, né? Por isso, seu nome deve ter uma essência única, ser chamativo e diferenciado para impactar as pessoas.
O maior erro de uma empresa é escolher um nome parecido com o do concorrente, fazendo com que o consumidor se confunda e caia na sua marca por engano. Escolha um nome forte o suficiente para as pessoas lembrarem da sua empresa quando pensam no produto/serviço que você oferece.
Conhecer o seu público te ajudará a escolher um nome que te conecte verdadeiramente com ele. É aquela história, uma comunicação efetiva não é aquela que é dita, mas aquela que é compreendida. E quando o seu público entende o que você comunica, é muito mais provável que ele se identifique com a marca.
Não adianta nada dar um nome chiquérrimo e rebuscado para a sua marca se seu público possivelmente não entenderá o que quer dizer e até mesmo não saberá como pronunciá-lo.
Para você lançar sua marca, é preciso registrá-la no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para formalizar a sua propriedade do negócio. Esse registro garante a você a exclusividade da marca em todo o território brasileiro, além de proteger legalmente contra cópias ou utilização indevida da sua marca por terceiros.
Existem três principais tipos de naming que levamos em conta durante a etapa inicial de estudo e criação. São eles:
Descritivo: são nomes autoexplicativos, que logo de cara o consumidor já consegue entender do que se trata a sua marca. Eles oferecem maior identificação, porém, menos possibilidades. Ou seja, se a empresa mudar de ramo ou começar a vender outros tipos de produtos e serviços, seu nome já não fará mais tanto sentido. Exemplo: Óticas Carol.
Sugestivo: é o naming intermediário, ou seja, demonstra a essência da sua marca, mas sem ser literal. Ele oferece valor à marca e tem mais facilidade de expandir a sua atuação. Exemplo: Ponto de Visão.
Conceitual: aqui, o nome não tem nenhum vínculo com o produto ou serviço oferecido. Inicialmente, pode oferecer dificuldades devido à necessidade de explicar o que é a marca e atribuir um significado a ela. Esses nomes têm um potencial enorme, pois são únicos e facilitam o registro no INPI. Exemplo: Chilli beans, Apple, Nike.
Agora que você já sabe tudinho sobre o assunto, ficou mais fácil escolher o nome da sua futura marca? Se a resposta for não, não se preocupe. Deixe com a gente! Desenvolvemos um estudo completo para criar um naming incrível para a sua empresa.
Para saber mais sobre o nosso trabalho ou ficar por dentro das novidades da área, continue nos acompanhando por aqui e também pelo Insta: @gasrocket. 😉
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