A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
21/07/2022
Não é novidade para ninguém que o TikTok (ou a famosa rede vizinha) tem ficado cada vez mais famoso entre os usuários, desde o momento de fazer vídeos seguindo as trends até pesquisar sobre algum produto ou tema.
Segundo um relatório do Google, grande parte da geração Z (cerca de 40%) tem preferido fazer pesquisas na rede social ao invés de utilizar os buscadores tradicionais, como o próprio Google. E por que esse movimento ocorre?
Todos os dias, a tendência é a busca pela praticidade, encaixando os momentos de lazer durante a rotina tão corrida. Com isso, a procura pelo dinâmico tem aumentado muito, e é exatamente o que o TikTok oferece.
A plataforma, além de reunir novas tendências, acabou virando uma. Essa velocidade acostumou os usuários a buscarem e quererem coisas mais curtas. Por exemplo, após uma atualização do WhatsApp, poucas pessoas conseguem ouvir áudios na velocidade 1.0X. A mesma coisa ocorre com esse tipo de conteúdo, não queremos mais consumir vídeo de 5 a 10 minutos quando sabemos que existe um que tenha entre 15 segundos a 3 minutos falando exatamente do mesmo assunto.
Tirando toda essa questão da velocidade, ainda temos o ponto da proximidade. Quando assistimos vídeos nas redes sociais e seguimos alguém, querendo ou não, nos sentimos um pouco mais próximos e íntimos da pessoa que está do outro lado da tela, fator que gera muito mais credibilidade quando ela opina sobre algo. E mesmo que a opinião venha de alguém que não acompanhamos, ainda assim é uma questão muito mais pessoal do que ler um texto, por exemplo.
Por fim, podemos falar também sobre a precisão e assertividade na hora da plataforma entregar conteúdos com base no que pesquisamos, facilitando muito mais a jornada do usuário.
A resposta é bem simples: nenhum é melhor que o outro! Precisamos ter em mente que as duas plataformas são coisas diferentes e com intuitos diferentes. O TikTok viu uma oportunidade, muito boa por sinal, e implantou, mas ainda é algo embrionário. Já o Google é de fato um buscador, onde temos acesso a conteúdos mais ricos de detalhes, como artigos científicos, portais de notícias e informações checadas.
Além disso, essa preferência com relação ao TikTok diz muito mais sobre os novos hábitos de consumo das novas gerações do que sobre as plataformas em si.
Curtiu este conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e também pelo nosso Instagram: @gasrocket para ficar por dentro de mais novidades.
Colaboração: Lara Fonseca e Anna Laura Ferraz.
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.