
A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...

23/06/2022
Na incrível aventura de estabelecer um posicionamento de marca, a necessidade de definir uma personalidade e um tom de voz específicos dentro do plano de comunicação acaba sempre aparecendo na jornada do publicitário. Não é nenhuma novidade que, para criar conexões verdadeiras com o seu público-alvo, é preciso humanizar a forma que sua marca aparece para o consumidor e um dos melhores jeitos de fazer isso é por meio de arquétipos.
Os arquétipos fazem a intermediação entre os produtos e a motivação do consumidor porque oferecem uma experiência intangível do significado. De certa forma, o significado arquetípico é aquilo que torna as marcas vivas para as pessoas e isso se concretiza na construção de produtos que fazem parte do nosso dia a dia sem razão aparente.
Definir o arquétipo ideal é a melhor maneira de explorar seus atributos e posicionamentos de marca. Por isso, vem com a gente para aprender o que realmente são os arquétipos e quais são eles, com exemplos reais!
A definição de arquétipo pode ser dada como um conjunto de símbolos e figuras presentes no inconsciente coletivo que influenciam emoções, pensamentos e comportamentos.
Quem estudou isso a fundo foi Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta, no século XX, por meio da teoria do inconsciente coletivo. Jung acreditava que os arquétipos não são apenas ideias, mas sim sentimentos, fantasias e visões elementares. Eles representam motivações básicas do homem, como crença, valores e premissas e são tidos como peça fundamental para a evolução do ser humano, seja como ser individual ou social, provocando emoções e conectando um indivíduo com o outro.
Carl dividiu em 12 tipos que podem ser separados em quatro tipos de motivação, sendo elas, estabilidade e controle, pertença e prazer, risco e mestria e, por fim, independência e satisfação. Conheça cada um dos arquétipos que fazem parte dessas motivações:
Se você é capaz de imaginar, esse arquétipo é capaz de criar: mentes inquietas, transbordando criatividade e vontade de começar novos projetos. Criativo, imaginativo e artístico, assim como a Disney.
É movido pela vontade de ajudar os outros. Teme a instabilidade pelo impacto que pode ter sobre os outros. É conhecido como ajudante, o apoiador. Está presente em todas as Johnson & Johnson.
A sede de poder aqui é grande, viu? Quase sempre são marcas focadas em públicos com um poder aquisitivo elevado, reforçando bastante os atributos de liderança, prestígio e controle. Ajeita a coroa aí, Rolex!
Inimigos da tristeza, são cheios de divertimento, senso de humor, despreocupados e travessos. Seu objetivo é levar felicidade pro mundo, muito usado pela M&Ms.
Tem uma personalidade mais neutra, não é tão excêntrico nem chamativo. Pé no chão, fiel e amigável, sua motivação é pertencer ou se conectar com os outros, como a Hering.
Alô, Rodrigo Faro, essa é para você! As marcas que utilizam esse arquétipo são tão dedicadas em entregar prazer aos seus consumidores que acabam tendo produtos limitados ou em poucas tiragens. É apaixonante e afetuoso, com um toque de intimidade. Olha elas, aí: Chanel e Dior.
O mais determinado de todos os arquétipos. É muito destemido, aventureiro, motivador e acredita que tem a capacidade de mudar o mundo, já que pra ele tudo é possível. Se já veio na sua cabeça o “just do it” da Nike, esse é o poder do arquétipo!
Alguém aí também gosta de um rebelde? Os bad boys dos arquétipos exalam vontade de quebrar as regras. O espírito de revolução e selvageria reflete em uma mente aberta, sedenta por mudança. Um bom exemplo é a MTV (inclusive, morremos de saudades aqui na redação).
Esse é bem lúdico, tem o poder de transformar as coisas em algo fora do comum e especial, explorando a magia e o mistério, assim como a RedBull te dá asas…
O inocente enxerga as situações com simplicidade e acredita que as melhores respostas são obtidas quando encaramos a vida com pureza, leveza e positividade. Ele é super autêntico e transparente nas suas decisões como, por exemplo, a Coca-Cola.
O explorador só se sente satisfeito por meio de descobertas e novas experiências. É inquieto, aventureiro, ambicioso e muuuuuito independente, personalidade bem presente na Jeep.
O sábio representa uma grande fonte de sabedoria e prioriza o saber e ensinar acima de todas as coisas, estimulando sempre o ato de pensar. Um bom exemplo desse arquétipo é o Google.
Eu sei que você vai sair desse blog querendo analisar todas as marcas ao seu redor para ver qual encaixa mais. Isso é muito importante para você perceber como os arquétipos são essenciais e muito intrínsecos em comunicações que são ditas como exemplares.
Para mais informações sobre o mundo da publicidade que vão alugar um duplex na sua cabeça sem você perceber, continue acompanhando o blog da Gas! Aproveite e já nos siga no insta, @gasrocket, para ficar por dentro de tudo o que rola por aqui. Até mais 🙂
Colaboração: Mariana Aldrigue, nossa planejamento aqui na gas <3
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.