A arte poderosa do rebranding
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
17/02/2022
Estamos na vigésima segunda edição do Big Brother Brasil, e em todos os programas algum personagem polêmico fez história, seja botando fogo no parquinho ou simplesmente deixando aflorar um lado da personalidade que nenhum telespectador imaginava que poderia existir.
Não é novidade que as polêmicas aumentam a audiência do programa, alimentam o entretenimento e, atualmente, são potencializadas nas redes sociais, coisa que não acontecia nas primeiras edições do BBB, por exemplo.
E pensando nisso, criamos uma listinha para a gente relembrar 5 polêmicas mais marcantes do BBB, aquelas que causaram o maior bafafá aqui fora. Vem com a gente!
Além de ter sido o campeão do programa em 2007, Diego Alemão protagonizou um triângulo amoroso formado por ele, Íris Stefanelli e Fani.
Imagina na época como o assunto rendeu nas rodas de fofoca…
E isso aconteceu justamente porque, mesmo sem as redes sociais totalmente presentes na vida das pessoas como são hoje, as reportagens sobre o triângulo amoroso e os programas que entrevistaram os três ex-BBBs tiveram uma repercussão absurda, sem contar com os grupos de fãs (e haters) do Orkut.
Ana Paula Renault, no Big Brother 2016, não só criou o famoso bordão “olha ela”, como também foi expulsa após agredir um de seus rivais no jogo, Renan.
Ana Paula era um tanto quanto explosiva, pra dizer o mínimo.
Em 2016, o Instagram estava começando a bombar e o Twitter também, entre o público do reality. Então os memes surgiram em questão de segundos e até hoje as atitudes de Ana Paula são trazidas para debates sobre saúde mental, por exemplo.
O grande marco do BBB em 2020 foi a chegada de novos participantes vindos da casa de vidro. Ivy e Daniel entraram no reality já sabendo o que alguns jogadores haviam armado contra as meninas.
Durante a casa de vidro, milhares de fãs do programa levantaram cartazes com informações sobre o que estava acontecendo no jogo, e por ser uma situação grave, Daniel e Ivy decidiram contar tudo para os confinados, mesmo contra a vontade do Boninho.
As meninas que eram alvo dos jogadores de má índole usaram as informações que chegaram até elas para eliminar vacilão por vacilão.
O BBB em 2020 ficou nos trending topics do Twitter por muito tempo. As questões que foram levantadas desde a chegada dos participantes da casa de vidro são de extrema relevância, e ainda precisam ser debatidas por anos a fio.
Questões como o machismo, rivalidade feminina e racismo foram servidas na mesa dos telespectadores durante toda a edição, e as informações não se limitaram às redes sociais.
No BBB 21, as polêmicas envolvendo o participante Lucas Penteado levantaram discussões sobre saúde mental pelo Brasil inteiro. Lucas saiu da casa no 14º dia de programa, depois de se assumir bissexual e beijar o Gil (um beijo icônico, diga-se de passagem). Ele foi mal interpretado pela casa, julgado e isolado.
Atitudes como as da Karol Conká fizeram o ex-BBB desistir de sua trajetória no jogo, trazendo à tona também discussões sobre a influência do álcool nas ações de pessoas mentalmente fragilizadas.
Felizmente, Lucas foi muito bem recebido quando saiu do reality e foi assunto tanto no Twitter, quanto no Instagram. A internet se mobilizou a favor do artista e o público comprou suas brigas, além de aproveitar o gancho para discutir sobre o preconceito contra a população LGBTQ+ e ao redor das doenças mentais.
A primeira semana de jogo já foi suficiente para que o público cancelasse a Mamacita, tornando ainda mais evidente as atitudes desprezíveis da Sister.
Karol Conká foi acusada de xenofobia (falas direcionadas à Juliette) e manipulação psicológica (briga com Lucas Penteado), além de ter sido condenada pela sequência de mentiras que contou (discussão com Carla Diaz).
A porcentagem astronômica de rejeição da Karol Conká, mais especificamente 99,17%, foi um divisor de águas na carreira da cantora. Ela teve uma eliminação digna de churrasco com os amigos para comemorar, fogos de artifício e muitas postagens nas redes.
Milhares de stories e tweets fomentaram o ódio pela Sister, e a Globo teve que se virar nos 30 para amenizar a treta. Quando o BBB 21 acabou, o Globoplay lançou uma série sobre a vida da Karol Conká depois do cancelamento, ou melhor, do tombo.
Hoje, a Karol é mais meme do que cancelada, e o hate destilado nela também rendeu debates sobre como as pessoas na internet são cruéis, infinitamente mais do que seriam na vida real.
Algumas polêmicas de edições passadas repercutem até hoje, mas com uma intensidade bem diferente. As redes sociais ganharam muita força, seja para torcer contra, a favor e, claro, fazer memes. Por exemplo, o trisal que mencionamos aqui, formado entre Alemão, Fani e Íris, ainda rende assunto, mesmo 15 anos depois.
As redes sociais deram maior visibilidade às torcidas e as mantêm vivas por muito tempo, principalmente no Twitter, onde todo mundo tem espaço.
Antes de entrar no BBB, cada participante escolhe um emoji para representar a sua torcida (por exemplo, o da Juliette era o 🌵). E se você fosse para a casa mais vigiada do Brasil, qual seria o seu emoji?
Curtiu este conteúdo? Não esquece de seguir a gente no insta @gasrocket e de compartilhar o Blog com os amigos <3
Fonte: Polêmicas do BBB: os assuntos que colocaram fogo no parquinho | NSC Total
Entenda a necessidade de se reinventar constantemente. Veja o ponto de vista da nossa designer Lorena. Estamos em um...
O que as marcas podem aprender com os cases de sucesso do TikTok? Vem conferir O TikTok é uma...
Explore o #gastalks, uma jornada de aprendizado e criatividade projetada exclusivamente para enriquecer o conhecimento e as habilidades da...
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.