6 hábitos saudáveis para adotarmos no ambiente de trabalho

Júlia

Júlia Mussak

2/12/2021

6 hábitos saudáveis para adotarmos no ambiente de trabalho

Muitas vezes a correria da rotina nos impede de cuidar direitinho da saúde, né? Então é importante lembrarmos de cultivar hábitos que melhorem a nossa qualidade de vida. Precisamos ressaltar o óbvio: nós não somos máquinas.

Nossas horas de sono são fundamentais. Tomar bastante água é muito importante, praticar exercícios físicos e cuidar da saúde mental são tópicos indispensáveis.

Pensando nisso, trouxemos 6 hábitos saudáveis para adotarmos no ambiente de trabalho (seja em home-office ou no escritório):

1. Movimente-se 🏃🏻‍♀️ 🏃🏻 🏃🏻‍♀️  🏃🏻‍♀️ :

Quem trabalha a maior parte do tempo sentado(a), sabe o alívio que é poder resolver alguma coisa em pé. Então, sempre que puder, levante-se! Vá buscar um cafezinho ou uma água, por exemplo. Ficar em pé aumenta o gasto energético consideravelmente, ajuda na circulação e também alivia o estresse. 

Além disso, tente conciliar o trabalho com uma rotina de exercícios físicos, afinal: corpo saudável, mente saudável.

2. Alimente-se bem 🍽  🥗 🍰  🍉 :

Aqui não estamos falando sobre dietas restritivas. Até porque o ideal é termos uma relação boa com a comida. Saímos no lucro se conseguirmos manter a nossa alimentação equilibrada, sem deixar de comer o que gostamos (incluindo os mimos para quando a pauta estiver lotada). Preparar seus lanchinhos para beliscar ao longo do dia, ou descobrir algum lugar perto do escritório que sirva coisas que você gosta, também são ótimas opções.  

3. Hidrate-se 💦 💦 💦 :

Não esqueça de deixar a sua garrafinha de água na sua mesa! Você pode usar lembretes para encher sua garrafa com frequência no escritório, ou espalhar post-its pela casa se estiver em home-office 😉

4. Cultive suas relações 👩🏽‍💻 👨🏽‍💻 👩🏽‍💻 :

É muito importante que tenhamos conexões agradáveis e respeitosas com as pessoas que trabalham com a gente. Nós passamos mais tempo com a galera da nossa equipe do que com os nossos amigos, por exemplo, então por que não tornar essa relação mais próxima? Construir laços que vão além do horário comercial pode ser divertido e pode também trazer mais leveza na hora de lidar com as demandas do trabalho.

5. Desacelere e faça pausas 🧘🏿 🧘🏿‍♂️ 🔌 🔋:

Na correria para entregar tudo certinho e dentro dos prazos, nós esquecemos até de respirar. Sem perceber, esquecemos de almoçar, de tomar água, de esticar as pernas. No final do dia estamos quase explodindo, mas não precisa e não deve ser assim. Quando as demandas são caóticas e o seu processo individual para se organizar e/ou criar dá uma travada, tente largar o que você está fazendo e desacelerar. Esse é o momento de levantar para pegar um café (ou encher a garrafinha), ler algumas páginas de um livro, assistir algum vídeo. Inclusive os alongamentos são incríveis para trabalhar os músculos em qualquer hora do dia, principalmente durante as pausas. Quando você conseguir se concentrar de novo, sem estresse, você retoma o seu trabalho de onde parou. 

6. Cuide da sua saúde mental 💆🏿‍♀️ 💆🏻‍♀️ 🛌 :

O tópico que ficou por último é o tópico que tem sido o mais importante atualmente (ainda bem). Nós não vamos conseguir dar conta de nada se a nossa mente adoecer. Precisamos urgentemente entender os nossos limites e respeitá-los, para que a nossa saúde mental esteja em dia, sem crises e sem desenvolver um relacionamento abusivo com o trabalho. A psicoterapia é fundamental e existem diversas abordagens por aí. Para produzirmos bem, precisamos estar em paz, né? E se colocarmos em prática os hábitos que mencionamos aqui, vamos conseguir manter a nossa cabeça pleníssima! 

Esperamos que tenha gostado das sugestões. Continue acompanhando nosso blog e siga a Gas no Instagram @gasrocket <3

Fonte: http://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/5-habitos-saudaveis-para-adotar-no-ambiente-de-trabalho 

Júlia
2/12/2021

Júlia Mussak

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