3 características de uma newsletter impossível de ignorar

Amanda

Amanda Oliveira

14/07/2022

3 características de uma newsletter impossível de ignorar

Qual a frequência que você checa a sua caixa de entrada? No meio dos e-mails convencionais, a newsletter se destaca pela frequência que é enviada e pelo conteúdo que a compõe. Para aprender mais sobre as newsletters e quais elementos implementar para melhorar a qualidade da sua.

Contrariando a opinião pública, as redes sociais convencionais, como Instagram e Facebook, não são as únicas formas de divulgar a sua marca e fidelizar laços com possíveis clientes: 92% dos endereços de e-mail criados são ativos, 61% desses diariamente. Isso destrói o mito de que o e-mail não é efetivo ou que ele só serve para criar spam: é sim possível usar estratégias de e-mail marketing super eficazes, uma delas é a newsletter. Chega mais!

Afinal, o que é newsletter?

A newsletter é uma forma de disparo de e-mail marketing que, a partir de uma plataforma especializada, entrega conteúdos diversos para uma lista de endereços pré-selecionados por quem a envia.

A frequência dos disparos e o conteúdo dependem do empreendimento, mas o leque de opções é bem variado, podendo ser explorado por todos os nichos para aprimorar sua estratégia de inbound marketing, que nada mais é do que as estratégias que uma empresa usa para atrair, converter e manter clientes online (mas isso é assunto para outro blog… 🤭)

Por meio da newsletter, é possível ter um contato maior e mais íntimo com os seus seguidores, considerando que você consegue saber exatamente os endereços eletrônicos que se inscreveram nela. 

A ideia é aproveitar os conteúdos para informar, ensinar e beneficiar aqueles que consomem os e-mails, fortalecendo cada vez mais esse laço entre vocês e não só focar em vendas o tempo todo. Pega esse exemplo:

Esses são exemplos dos e-mails recebidos na newsletter da marca de produtos aromáticos @paviodevela. Em nenhum momento durante o conteúdo do e-mail, o incentivo ao consumo é exacerbado ou indelicado: são apenas recomendações, informações e curiosidades sobre o nicho dos seus produtos, buscando instruir o consumidor a aproveitá-los da melhor forma que, consequentemente, firmará futuras compras recorrentes dessa mesma pessoa.

Agora que você já sabe o que é uma newsletter e viu como funciona na prática, aqui vão 3 características de uma newsletter de respeito para você implementar na sua, e sair da posição de “só mais um e-mail na caixa de entrada”. Anota aí!

A formatação precisa ser versátil

Não tem nada pior do que abrir um e-mail e ele não estar formatado decentemente para os celulares e dispositivos mobile, concorda? Pense bem na otimização das informações e na experiência de leitura do usuário.

Seja criativo no título dos e-mails

Todos os dias, cada usuário recebe dezenas de e-mails. Independente do tom de comunicação da sua marca, que tal investir em maneiras de instigar o consumidor de uma forma que fique quase impossível resistir a clicar para ler? Faz parte da estratégia conquistar o público antes mesmo deles lerem o conteúdo por completo: se o título não for chamativo, o conteúdo acaba nem sendo lido.

Gere um conteúdo de valor

É possível sim trazer informações interessantes em poucas palavras. Foque em otimizar o que você quer passar, de uma maneira que não desagregue valor ao conteúdo, mas sim ser uma “pílula homeopática” de conhecimento no seu nicho que, ao mesmo tempo que satisfaz o leitor, o deixa com gostinho de quero-mais para ficar ligadinho nos próximos e-mails. Dedique tempo e esforço para pensar nos conteúdos com carinho.

Se você, leitor, era um defensor ferrenho da morte ao e-mail de marca, aposto que esse blog vai te fazer olhar de forma diferente para sua caixa de entrada pelos próximos dias. Para mais conteúdos que te ajudam a fortalecer a estratégia de marketing da sua empresa, é só continuar acompanhando o blog da gas semanalmente. Aproveita e segue a gente lá no Instagram (@gasrocket) para não perder nada do que a gente produz por aqui.

—-

Enviado da nossa nave espacial

Amanda
14/07/2022

Amanda Oliveira

CONTINUE LENDO...
Blogueirinha, não: blogueira! Confira 4 dicas de redação para criar blogs impecáveis

Blogueirinha, não: blogueira! Confira 4 dicas de redação para criar blogs impecáveis

Não, a era dos blogs não acabou! E aqui na gas, a gente manja do assunto. Por isso, vem...

Amanda
Amanda Oliveira
Nesta receita, você vai aprender a misturar Comunicação com pitadas de RH

Nesta receita, você vai aprender a misturar Comunicação com pitadas de RH

E o resultado? Um maravilhoso Employer Branding. Vem ler e conferir os benefícios! Não é novidade para ninguém que...

Monike
Monike Carolinne
TikTok: o novo queridinho da Geração Z?

TikTok: o novo queridinho da Geração Z?

Pesquisa mostra que grande parte da geração Z prefere realizar suas pesquisas dentro de redes sociais, principalmente no TikTok....

Thatiana
Thatiana Mayumi

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.