A arte poderosa do rebranding
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14/07/2022
Contrariando a opinião pública, as redes sociais convencionais, como Instagram e Facebook, não são as únicas formas de divulgar a sua marca e fidelizar laços com possíveis clientes: 92% dos endereços de e-mail criados são ativos, 61% desses diariamente. Isso destrói o mito de que o e-mail não é efetivo ou que ele só serve para criar spam: é sim possível usar estratégias de e-mail marketing super eficazes, uma delas é a newsletter. Chega mais!
A newsletter é uma forma de disparo de e-mail marketing que, a partir de uma plataforma especializada, entrega conteúdos diversos para uma lista de endereços pré-selecionados por quem a envia.
A frequência dos disparos e o conteúdo dependem do empreendimento, mas o leque de opções é bem variado, podendo ser explorado por todos os nichos para aprimorar sua estratégia de inbound marketing, que nada mais é do que as estratégias que uma empresa usa para atrair, converter e manter clientes online (mas isso é assunto para outro blog… 🤭)
Por meio da newsletter, é possível ter um contato maior e mais íntimo com os seus seguidores, considerando que você consegue saber exatamente os endereços eletrônicos que se inscreveram nela.
A ideia é aproveitar os conteúdos para informar, ensinar e beneficiar aqueles que consomem os e-mails, fortalecendo cada vez mais esse laço entre vocês e não só focar em vendas o tempo todo. Pega esse exemplo:
Esses são exemplos dos e-mails recebidos na newsletter da marca de produtos aromáticos @paviodevela. Em nenhum momento durante o conteúdo do e-mail, o incentivo ao consumo é exacerbado ou indelicado: são apenas recomendações, informações e curiosidades sobre o nicho dos seus produtos, buscando instruir o consumidor a aproveitá-los da melhor forma que, consequentemente, firmará futuras compras recorrentes dessa mesma pessoa.
Agora que você já sabe o que é uma newsletter e viu como funciona na prática, aqui vão 3 características de uma newsletter de respeito para você implementar na sua, e sair da posição de “só mais um e-mail na caixa de entrada”. Anota aí!
Não tem nada pior do que abrir um e-mail e ele não estar formatado decentemente para os celulares e dispositivos mobile, concorda? Pense bem na otimização das informações e na experiência de leitura do usuário.
Todos os dias, cada usuário recebe dezenas de e-mails. Independente do tom de comunicação da sua marca, que tal investir em maneiras de instigar o consumidor de uma forma que fique quase impossível resistir a clicar para ler? Faz parte da estratégia conquistar o público antes mesmo deles lerem o conteúdo por completo: se o título não for chamativo, o conteúdo acaba nem sendo lido.
É possível sim trazer informações interessantes em poucas palavras. Foque em otimizar o que você quer passar, de uma maneira que não desagregue valor ao conteúdo, mas sim ser uma “pílula homeopática” de conhecimento no seu nicho que, ao mesmo tempo que satisfaz o leitor, o deixa com gostinho de quero-mais para ficar ligadinho nos próximos e-mails. Dedique tempo e esforço para pensar nos conteúdos com carinho.
Se você, leitor, era um defensor ferrenho da morte ao e-mail de marca, aposto que esse blog vai te fazer olhar de forma diferente para sua caixa de entrada pelos próximos dias. Para mais conteúdos que te ajudam a fortalecer a estratégia de marketing da sua empresa, é só continuar acompanhando o blog da gas semanalmente. Aproveita e segue a gente lá no Instagram (@gasrocket) para não perder nada do que a gente produz por aqui.
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Enviado da nossa nave espacial
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