publicado no dia 15.04.2019, por: Márcio Pioner

Vamos lá, pense em quantas mulheres artistas você conhece. Talvez tenha lembrado da Frida Kahlo. Digo mais, se você for um pouquinho mais ousado, pode até ter lembrado de Georgia O’Keeffe e Louise Bourgeois. E falando de Brasil, quem você lembra? Tarsila, Anita Malfatti, Lygia Clark? E agora do Paraná. A coisa fica mais complicada, não é?

Não é segredo nenhum que as mulheres foram preteridas em todas as áreas, inclusive na arte. Para reverter essa situação existem muitas iniciativas que ajudam a resgatar a trajetória dessas mulheres e a importância que elas tiveram no mundo.

É daí que vem a minha dica.

Foi inaugurada no Museu Paranaense, dia 27 de março, a exposição Em Foco: Iria Corrêa, uma exposição individual composta por obras e objetos pessoais da artista.

Iria viveu entre 1839 e 1887 em Paranaguá e apesar de pouco conhecida é a primeira paranaense a atuar profissionalmente como artista (viu só a relevância dela e o porque é tão importante conhecer mais).

“A mostra individual ’Em foco: Iria Corrêa’ apresenta-se como uma primeira etapa de pesquisa e posicionamento da obra da artista no contexto da arte paranaense e brasileira. O significativo conjunto de obras e objetos de Iria Corrêa que conseguimos reunir, alguns deles nunca expostos em Curitiba, é fundamental para a análise de sua contribuição às artes visuais”, explicam as curadoras Amélia Siegel Corrêa e Giselle de Moraes.


Retrato de Joaquina Corrêa Guimarães pintado por Iria

A exposição está bem feita, com todos os detalhes bem pensados e conta com duas grandes relíquias: um daguerreótipo com sua imagem e um álbum de veludo azul, contendo seus desenhos em técnica mista.

Aproveita e dá uma passadinha lá. Além dessa exposição, o Museu Paranaense tem uma coleção incrível de aproximadamente 400 mil itens, que vai desde artefatos indígenas até moedas romanas.

Exposição Em Foco: Iria Corrêa

Data: 27/03 a 15/07
Entrada gratuita (sim, é de graça…mais um motivo para você ir)

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco 
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.