publicado no dia 17.07.2018, por: Tais Semensato

Já reparou que muita coisa tem mudado? Esta é uma seleção das mais recentes e relevantes:

Hoje quero falar de um assunto (meio batido para quem estuda ou estudou publicidade ou design gráfico) que, aparentemente, está em alta outra vez: Tipografia.

Tipografia: o que é

Tipografia é a representação da sua marca escrita, ou de uma forma mais simplista: a fonte (ou fontes) utilizada na identidade da sua marca. Ou ainda:

“Tipografia, na nomenclatura correta, é a impressão dos tipos (como são conhecidas as fontes). Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.” — Blog Marketing de conteúdo

E sim, ela também ajuda a compor a identidade de marca. A tipografia utilizada, na logo ou nos canais de conteúdo da sua marca, pode alterar significativamente a percepção da mensagem.

Pois bem, o que eu gostaria mesmo de destacar nesse post é a tendência, que vem desde o final do ano passado (2017), de grandes marcas optarem por criar sua própria tipografia ao invés de utilizar fontes disponíveis no mercado.

 

Imagem: Straatosphere

Youtube: nova fonte

mudança de tipografia para uma grande marca pode ocorrer por diversos motivos e impactar os canais de formas diferentes.

Youtube por exemplo, anunciou o uso da Youtube Sans, junto com seu novo layout focado em UI/UX já em 2017.


Rede Globo: nova fonte

No início de 2018 a Globo apostou também na criação de uma nova tipografia para acompanhar as mudanças na identidade da marca. A nova família de fontes chama-se Globotipo.

“A gente vem desde 2014 com a evolução da marca mostrando que temos uma marca que está em movimento, e que está sempre em transformação. A gente sentiu que a tipografia precisava acompanhar essas mudanças” — Alexandre Romano, diretor de arte da Rede Globo.

 

Imagem: Meio e Mensagem

Coca-Cola: nova fonte

Também no início de 2018 (embora registrada em 2017) a Coca-Cola Company anunciou sua primeira fonte registrada em 130 anos de história. A TCCC Unity (abreviação de The Coca-Cola Company), segundo o vice-presidente de design da marca, a nova fonte:

“encapsula elementos do passado da Coca-Cola e sua herança modernista americana”. — James Sommervile

Imagem: B9

Netflix: nova fonte

Uma nova tipografia pode também economizar MUITO dinheiro em licenciamento, caso a empresa utilize comercialmente fontes com direitos autorais. Esse foi o exemplo da Netflix, que economizou milhões de doláres desenvolvendo a Netflix Sans, sua nova tipografia, anunciada em Março de 2018, que substituirá a fonte GOTHAM, utilizada até então.

“As linhas limpas e neutras dão sem tirar, favorecendo a arte sobre a distração e eliminando o excesso. O corte arqueado em ‘t’ minúsculo é discretamente inspirado pela curva cinemascópica, que é tão icônica para a marca e o símbolo da marca”. — Noah Nathan, designer responsável pelo projeto

Airbnb: nova fonte

Uma nova tipografia pode atender também interesses pontuais de distinção, legibilidade e escalabilidade da marca.

Mais recentemente o Airbnb também mudou sua tipografia exatamente por esses motivos. A nova família de fontes da marca, batizada de Cereal, atende as necessidades de reprodução digital e offline, garantindo a padronização em qualquer canal sem perder a identidade da companhia.

“Queríamos um tipo de letra que funcionasse perfeitamente online e offline, ao mesmo tempo em que refletia nossa personalidade de marca, por isso decidimos criar a nossa própria. […] Um tipo de letra brincalhão, aberto e simples com um toque de peculiaridade” — Derek Chan, líder criativo de Marketing da Airbnb.

 

Banco Itaú: nova fonte

O Itaú também está com novidade na tipografia, o novo tipo substitui a fonte Myriad. Além de reforçar a identidade da marca e apresentar uma cara mais versátil, leve e amigável, a nova tipografia também vai economizar uns bons milhões em licença de uso. Confira o vídeo de lançamento:

 

Projeto Logofonts: fontes de marcas famosas

E se você ficou curioso para descobrir quais fontes outras marcas famosas utilizam, vai adorar conferir o projeto Logofonts, disponibilizado pela italiana Emanuelle Abrate no Behance:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você, meu amigo leitor, não é do ramo mas adorou o assunto e gostaria de saber mais sobre, recomendo uma leitura básica sobre a história, importância, variações e bom uso da tipografia neste post de Neil Patel (grande nome do marketing digital atual):
Tipografia: O Que É e Melhores Tipos de Letras e Fontes Para Design

Gostou das novas tipografias? Acha que esqueci de alguma mudança importante em outra marca? Me conta aqui nos comentários e vamos continuar esse papo!