publicado no dia 19.12.2018, por: Márcio Pioner

Hoje começo uma nova série no Blog da GRKT (não falei com ninguém sobre isso, apenas estou fazendo) chamada Dica do redatô.

Toda semana (dependendo da pauta e da minha força de vontade) darei a dica de algo que me chamou atenção. Pode ser filme, série, livro, exposição, restaurante etc.

E nessa linda estreia, falarei sobre uma série que estreou dia 25 de novembro na HBO: My Brilliant Friend (apesar do nome em inglês, a série foi gravada na Itália, com atores e idioma local).

Dirigida por Saverio Costanzo e inspirada no romance A amiga genial, primeiro volume da quadrilogia da autora Elena Ferrante (dizem que a série terá 4 temporadas, de 8 episódios cada, uma para cada livro), a série mostra a história de amizade incondicional e rivalidade entre duas amigas, ambientada em um bairro pobre de Nápoles, na Itália pós-Segunda Guerra Mundial.

O drama começa com a envelhecida Elena Greco, também conhecida como Lenu, decidida a narrar, como uma espécie de vingança, sobre os quase 60 anos de amizade com Raffaella Cerullo, a Lila, após descobrir que a amiga desapareceu sem deixar rastros, como sempre falou que faria.

Então, somos transportados para a infância e adolescência das personagens, que aprendem juntas a lutar e sobreviver na dura realidade em que estão inseridas, em um ambiente preconceituoso, brutal, violento, sem perspectivas e de miséria.

Com personalidades distintas, as duas vão descobrindo que se completam e a amizade vai ganhando força e superando momentos de insegurança, medo e inveja.

Sobre a possibilidade de escreverem um livro juntas:

Lila: A Jo também escreveu uma história e ninguém achava que conseguiria. Temos que fazer a mesma coisa.

Lenu: Sim… Mesmo a Jo sendo adulta e nós não.

Lila: Você quer ganhar dinheiro depois de velha? Temos um balde na nossa cabeça, cheio de palavras, onde tem tudo de que precisamos. Tiramos uma palavra, depois outra e escrevemos o livro.

A série é muito bonita esteticamente, a fotografia e a ambientação são muito boas, os personagens são cativantes e a cada desenrolar do enredo a gente vai se apegando mais a história. De tudo que assisti em 2018, foi o que mais me surpreendeu.

Dá uma olhadinha nos trailers:

 

Nota 10.

Vale a pena assistir.


E se você se interessou pelos livros também, são esses daqui:

É uma ótima dica de presente. Aproveita que o Natal está chegando e dê livros para as outra pessoas 😉