A estratégia de Branding da família Kardashian

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19/07/2018

A estratégia de Branding da família Kardashian

Destaque pela revista TIME em 2017, a fortuna da família Kardashian/Jenner girou em torno de US$ 350 milhões de dólares no último ano. Dispensando apresentações, a família criou um império de marcas que diariamente influenciam o estilo de vida jovem pelo mundo, se tornando Top Of Mind no setor de Influencers. Ah pronto! Ainda não sabe quem são as Kardashians?

Relaxa que eu te explico: são cinco irmãs, a mãe, os agregados que vão e voltam, Kanye West, um reality show da família, um reality show das irmãs, um reality show do pai que agora é uma mulher, uma marca de produtos para cabelo, uma marca de maquiagem, uma marca de roupa, outra marca de maquiagem, um aplicativo pra cada membro da família, além de uma marca de roupas infantis com os filhos.

A estrutura familiar não é nada tradicional e já rolou até explicação via Whats que vale a pena relembrar: “Luiza, você tá atenta?”

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1883897465000876.1073741831.1291975050859790&type=1&l=7ba62d1d81

O reality show da família é o mais duradouro da TV norte-americana, já que “Keeping Up With The Kardashians” está no ar há 11 anos no canal E! com 14 temporadas e é transmitido semanalmente para mais de 160 países. Kim, Kourtney, Khlóe, Kendall, Kylie e Kris somam mais de 700 milhões de seguidores em suas redes sociais. É influencia pra dar e vender!

 

CONSTRUINDO PERSONALIDADES MARCANTES

Me animei explicando a grande família, mas você deve estar se perguntando “Tá, e as estratégias de Branding? “

Calma, falei tudo isso para te explicar a importância de construir uma personalidade única dentro dos objetivos de marketing, e, entenda aqui “Personalidade” como as características humanas marcantes de uma marca ou produto, lembrando que cada Kardashian e Jenner é uma marca ramificada de uma maior (a família).

Por anos, os episódios polêmicos giraram em torno das diferenças entre as irmãs, que conseguiram aos poucos se posicionar como marcas distintas e abraçar vários nichos do mercado. E com sua marca não vai ser diferente, antes de ter o programa mais duradouro e uma personalidade forte, é preciso entender e comunicar inúmeras vezes a personalidade da sua empresa (ou produto).

 

VENDENDO FÁCIL QUALQUER COISA

Muitas vezes as pequenas empresas esquecem que para a construção do Branding (da marca forte) é preciso gerar CONHECIMENTO e PERSONALIDADE para a marca, e acabam tentando vender o peixe sem antes contar que é pescador. É preciso criar uma imagem mental no consumidor antes de mais nada, e isso é mais fácil quando se gera identificação humana, com histórias de pessoas e suas características, o famoso STORYTELLING.

Tudo bem que elas são pessoas e que criar uma personalidade fica mais fácil, mas é aí que eu te apresento as ASSOCIAÇÕES DE MARCA, responsáveis por criar o universo relacionado as grandes empresas do mercado. O que seria do “Kylie Cosmetics” sem a Kylie Jenner, o que seria da Kylie Jenner sem as Kardashians?

É importante diferenciar pois tudo vem de ligações, a família é enorme (assim como uma marca) mas os produtos são relacionados as associações de cada uma, a Kim foi a primeira a ter filhos e aproveitou para ter uma linha de roupas infantis, a Kylie é conhecida pelo seu bocão e tem uma linha extensa de batons, já a Khlóe teve sua fase fora dos “padrões” da família e aproveitou para criar uma marca de calças jeans voltada para “todos os tipos de corpos”.

Mais uma vez vemos que as ASSOCIAÇÕES sustentaram todo o STORYTELLING e fizeram com que a marca mãe e suas ramificações fossem mais fortes e se sustentassem. Deu pra entender um pouco mais da fórmula Kardashian de sucesso?

 

FÓRMULA KARDASHIAN DA MARCA COMPLETA

Já está cansadíssimo de ler tudo isso, eu sei! Mas calma que vai rolar o resumo da ópera. Uma grande marca (assim como as Kardashians) precisa de um simples caminho:

  1. Gerar conhecimento de marca com suas características marcantes
    2. Se posicionar perante a concorrência com uma personalidade única
    3. Gerar identificação no público por meio das associações de marca
    4. Vender produtos e serviços facilmente com o storytelling

Os ingredientes estão na mesa e agora a receita é contigo, ou com a gente, já que respiramos essas estratégias todos os dias aqui na GAS Rocket e podemos te ajudar 😉 Se quiser saber mais sobre os serviços da nossa agência é só dar uma olhadinha na home do site.

Gostou do jeitinho que analisamos esses ícones da cultura pop? Se prepara que vai ter mais nessa série! Já pensou porque a Anitta é a maior artista brasileira no mundo? E porque o KPOP é a febre teen do momento? Não esqueça de seguir a gente por aqui e não perder um artigo desses ❤

 

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19/07/2018

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